O melhor pedaço da Maçã.

Firefox 140 chega com novidades para abas verticais e recurso para consumir menos memória

Firefox

O Mozilla acaba de lançar a mais nova atualização para o seu navegador Firefox, que chega à versão 140. Ela traz diversas melhorias e novos recursos, como novidades para abas verticais, descarregamento de abas, mais mecanismos de busca personalizados e uma base ESR (Extended Support Release) atualizada.

Publicidade

As abas verticais permitem que o usuário as mantenha visíveis, fixadas, em um formato vertical, para acessar suas janelas importantes de forma mais rápida. A novidade é que, agora, você pode redimensionar a seção de abas fixadas, bastando arrastar o divisor como desejar.

O descarregamento de abas chega com a função de acelerar o desempenho e reduzir o uso de memória e CPU 1Central processing unit, ou unidade central de processamento. de algumas janelas no Firefox. Basta clicar com o botão direito em uma aba (ou em várias abas selecionadas) e selecionar “Descarregar Aba” para colocar a nova função em prática.

Quando estão descarregadas, as abas permanecem visíveis, mas o navegador as deixa “inativas” para liberar memória e manter a sua capacidade de processamento. Com isso, seus ícones ficam cinzas para indicar que elas estão em modo de espera.

Publicidade

A atualização também suporta a adição de ainda mais mecanismos de busca personalizados no navegador. É possível clicar com o botão direito do mouse em um campo de busca de sites compatíveis e selecionar diretamente a opção “Adicionar Mecanismo de Busca”, podendo editar seu nome e atribuí-lo a um atalho de teclado.

As extensões do Firefox, na barra de ferramentas, também podem ser personalizadas com a opção de remover o atalho de extensões, dando ao usuário mais controle sobre o navegador. Com o botão oculto, é possível acessar o painel de extensões novamente no menu do Firefox clicando no item “Extensões”.

Além dessas novidades, melhorias nas traduções de página inteira — que estão mais velozes e responsivas e priorizam a visualização atual — foram feitas, bem como mudanças no tema Linux, suportes a novas APIs 2Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. e correções padrão de segurança. O ícone da barra de ferramentas do Pocket e suas integrações em uma nova guia também foram removidos do navegador, conforme a descontinuação do serviço.

Por último, mas não menos importante, o Firefox 140 ESR se tornará a nova versão base para outras versões de suporte estendido do navegador, substituindo a 128.x em breve. Para as versões anteriores do sistema, o Firefox 115.25.0 ESR segue sendo a versão base.

Publicidade

Já no iOS/iPadOS, o Firefox 140 vem com melhorias na sua interface e no gerenciamento de abas, barra de endereços personalizável (você escolhe se quer ela no topo ou embaixo) e, segundo a Mozilla, “menos distrações” do que antes.

O Firefox será atualizado para a versão 140 automaticamente na maioria dos dispositivos dentro dos próximos dias. Você pode conferir o lançamento da nova versão para desenvolvedores nessa página, enquanto o download da versão para macOS pode ser feito aqui e, para iOS/iPadOS, diretamente na App Store.

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 2
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo app da ElevenLabs para iOS permite gerar clipes de áudio com IA

Próx. Post

Oferta: iPhone 15 (256GB) por menos de R$4.900 à vista!

Posts relacionados