Primeiro sistema operacional da Apple a ganhar destaque na keynote de abertura da WWDC24, o visionOS 2 pode até não ter sido o anúncio mais empolgante da última segunda-feira (10/6), mas ele veio cheio de novidades não comentadas durante a apresentação que deverão tornar o uso do headset ainda mais suave e imersivo.
Um delas diz respeito ao sistema de rastreamento de mãos, que ficará bem mais preciso e natural. Em um vídeo liberado no seu canal do YouTube para desenvolvedores, a Apple explicou que, com a nova versão, ele conseguirá rastrear os movimentos da mãos do usuários a uma taxa de 90Hz — contra os 30Hz atuais do visionOS 1.x.
🙌 Faster hand tracking! visionOS now gives you hands at the display refresh rate (~90Hz) and you can add hand prediction for smoother behavior.
— Linda Dong 👩🏻💻No rest til dub dub (@lindadong) June 11, 2024
Vid: https://t.co/XQG3iO2LVm pic.twitter.com/hT9rCkg8tU
Como notado pelo UploadVR, engasgos no rastreamento de mãos do visionOS é justamente um dos principais defeitos do sistema desde o seu lançamento. Isso faz com que jogos como Super Fruit Ninja e Synth Riders, que dependem bastante do rastreamento de mãos, pareçam um pouco lentos e não responsivos.
Além de aumentar a taxa de atualização do recurso, a Apple também implementará melhorarias na forma como o visionOS prevê os próximos movimentos do usuário — uma forma de diminuir a latência das animações. Esse recurso, porém, será opcional, já que ele pode diminuir um pouco a precisão do rastreamento das mãos.
Outras novidades
Uma habilidade inédita do visionOS 2 será a capacidade do sistema de rastrear objetos 3D reais em um ambiente, em vez de apenas objetos 2D — novidade que foi mostrada com detalhes em outra sessão da WWDC24.
🌎 Object tracking! You can now use real world objects as anchors in visionOS.
— Linda Dong 👩🏻💻No rest til dub dub (@lindadong) June 11, 2024
Attach stuff to your vacuum, attach stuff to your plants, attach stuff to your toilet – do it.
Vid: https://t.co/IAN1UbCISO pic.twitter.com/ikMWdlHDYX
De acordo com a Apple, desenvolvedores poderão ancorar outros elementos 3D virtuais a esses objetos, o que desbloqueará uma série de possibilidades em matéria de realidade aumentada.
🎵Real-time audio! Virtual objects can generate procedural sound effects and react to real world materials (hitting a soft chair vs. a hard table)
— Linda Dong 👩🏻💻No rest til dub dub (@lindadong) June 11, 2024
vid: https://t.co/435O1tFmEY pic.twitter.com/rxYHorwobN
Outra novidade muito bacana, como é possível conferir no vídeo acima, será a capacidade que o visionOS terá de gerar áudio de maneira procedural em tempo real. Assim, será possível fazer algum elemento virtual emitir sons ao colidir com uma superfície da vida real, por exemplo — o que com certeza tornará as coisas bem mais imersivas.
Por fim, o sistema poderá renderizar elementos virtuais usando a API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Metal no modo passthrough. A ideia aqui, segundo a companhia, é integrar o conteúdos dos aplicativos com os ambientes físicos dos usuários.
🎸 Metal rendering! …is now available in mixed immersion! ayyyyyyyyeee
— Linda Dong 👩🏻💻No rest til dub dub (@lindadong) June 11, 2024
vid: https://t.co/FcqeDPiZPP pic.twitter.com/PRxutsHks3
Update mais completo do que parece, não é mesmo?!
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Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.