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Sunbird lança beta do seu app que promete levar o iMessage ao Android [atualizado]

App Sunbird

Após retomar os testes em abril, o aplicativo da Sunbird para Android está entrando agora em fase beta. O acesso ao app será ampliado para quem está na lista de espera, seguindo a sua ordem; esse processo de expansão já foi iniciado e será feito em fases com pequenos grupos, garantindo que ocorra de forma suave e segura.

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O principal recurso do app é permitir que usuários do sistema operacional móvel do Google utilizem o iMessage e se comuniquem com pessoas que usam o mensageiro da Maçã no iOS. Ele foi lançado em 2022 e, no ano passado, a marca de smartphones Nothing lançou um app com o mesmo propósito que funcionava em parceria com a Sunbird.

Dias depois do lançamento, o Nothing Chats foi retirado da Play Store e o desenvolvimento do app da Sunbird foi suspenso em razão de problemas de privacidade na sua arquitetura. O procedimento envolvia fazer login com o ID Apple (que logo passará a se chamar Conta Apple) em Macs da empresa os quais compunham os servidores que faziam o serviço funcionar, algo bastante criticado por apresentar sérias brechas de privacidade.

A beta do app tem suporte ao iMessage e está nos planos da companhia adicionar novamente a compatibilidade ao Google Mensagens, com SMS 1Short messages service, ou serviço de mensagens curtas. e RCS 2Rich communication services, ou serviços de comunicação rica.. Dados da fase alpha (iniciada em abril) demonstraram um engajamento significativo, com os usuários passando um tempo médio de 11 minutos por dia no app, enquanto os 10% que gastaram mais tempo abriram o app, em média, cerca de 27 vezes diárias.

Como já divulgado, a Sunbird anunciou melhorias na sua infraestrutura, oferecendo uma ponte segura para a comunicação com o ecossistema da Apple e sem acesso não autorizado ao iMessage. Foi destacado o potencial do app de mitigar desafios regulatórios e promover a interoperabilidade e a concorrência aberta entre hardware de comunicação e desenvolvedores de software.

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A companhia também ressaltou que a cobertura sobre o app e a sua utilização antes da suspensão não levaram à interferência de terceiros e que a empresa segue confiante no seu método de conexão segura de usuários de Android e iPhone. Foi dito, ainda, que o app ajuda a superar “desafios sociais” que nem a adoção do RCS pela Apple poderia resolver sozinha.

A partir de hoje, a empresa expandirá aos poucos ao acesso ao app às 171 mil pessoas na sua lista de espera. Não se sabe ainda se e o que a Apple poderá fazer em relação ao sistema, embora a probabilidade de o destino desse software ser semelhante ao do Beeper Mini — que teve o funcionamento entravado pela Maçã — não seja nada baixa, ainda que a Sunbird insista que o funcionamento do seu é diferente do daquele.

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro 21/06/2024 às 13:15

Em emails enviados aos primeiros usuários convidados para testar o app na fase beta, a Sunbird menciona uma taxa de assinatura de US$2 por mês, com sete dias gratuitos conforme relatado no Reddit. Até o momento, a Sunbird não cobrou por seu serviço, então a assinatura é uma novidade no modelo de negócio da empresa.

De acordo com o 9to5Google, o mesmo email também explica algumas limitações que novos IDs Apple podem ter, sem contar que “todos os formatos de áudio reproduzíveis causam falha no aplicativo” — afinal, trata-se de uma versão beta do app.

Notas de rodapé

  • 1
    Short messages service, ou serviço de mensagens curtas.
  • 2
    Rich communication services, ou serviços de comunicação rica.

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