O melhor pedaço da Maçã.

Telegram ganha barra de miniapps, mídias pagas, busca de stories e mais

Novidades da atualização de junho de 2024 do Telegram

O Telegram anunciou as novidades da atualização de junho do seu aplicativo para iOS e Android. As adições incluem uma espécie de multitarefa entre miniapps dentro do mensageiro, assim como a possibilidade de adicionar, em canais, mídias que podem ser vistas apenas mediante pagamento por parte dos assinantes.

Publicidade

Agora é possível minimizar miniapps em uma barra na parte inferior da interface. Assim, pode-se conversar, enviar mensagens e ver canais, bem como usar outros miniapps sem fechar o que estava sendo usado antes ou ter de esperar que ele carregue novamente ao voltar a usá-lo.

Para minimizar um miniapp, é necessário deslizar para baixo a partir do seu cabeçalho. Para reabri-lo, deve-se tocar na barra do app e escolhê-lo entre os apps ativos, em uma tela que lembra interfaces anteriores da área de abas abertas do Safari.

Outra novidade é a possibilidade de criadores de conteúdo e/ou donos de canais aceitarem Estrelas ao publicarem fotos e vídeos que só podem ser visualizados por quem pagar para desbloqueá-los. As Estrelas são uma espécie de moeda virtual do Telegram para adquirir produtos digitais em miniapps — e agora mídias pagas em canais.

Publicidade

Os criadores, por sua vez, podem utilizar as Estrelas para obter recompensas na criptomoeda Toncoin, bem como usá-las para anunciar o canal. A comissão cobrada dessas transações é de “quase zero”, conforme anunciado pela companhia, incidindo apenas impostos e taxas do “sistema de pagamento”.

O saldo de um canal ou bot pode ser retirado como recompensa na criptomoeda Toncoin por meio da plataforma Fragment; a moeda, segundo o Telegram, usa a blockchain mais rápida do mundo e pode ser trocada por outros criptoativos. Para consultar o saldo de Estrelas, basta ir até “Editar” e “Saldo”, no caso dos bots, e “Estatísticas” e “Monetização”, no caso dos canais.

As Estrelas também podem ser usadas para promover o bot ou canal com anúncios em canais públicos, aproveitando ainda um desconto de 30% para cobrir as taxas. Para fazê-lo, basta ir até a seção “Saldo” ou “Monetização” e selecionar a opção para comprar anúncios. As Estrelas, porém, podem apenas ser usadas para anunciar o mesmo bot/canal que as obteve.

Por fim, a atualização também trouxe três novidades relativas aos stories. Agora, ao tocar em uma hashtag em legendas de stories, será possível navegar por outros stories públicos com tags correspondentes. Já existia, vale notar, a busca de hashtags em conversas e canais públicos, feita ao tocar em uma hashtag em chat. A novidade é também uma maneira de descobrir perfis e canais organicamente, aumentando o seu público.

Publicidade

Além disso, assim como no Instagram, tornou-se possível navegar por stories publicados de um mesmo lugar, bastando tocar na tag de localização de um story. Em ambas as buscas, apenas conteúdos que o usuário tenha permissão para ver são exibidos, de modo que stories privados nunca aparecem nos resultados.

Usuários Premium do Telegram podem também adicionar widgets de link aos stories, de modo a destacar a página. O diferencial é uma prévia de link semelhante à criada em mensagens da plataforma, a qual pode ter fundos claros ou escuros para combinar com a foto ou o vídeo no qual está sendo inserida.

O widget de link também permite a adição de um nome personalizado para o link, o qual substitui o texto da URL na parte superior da prévia. Esse recurso em específico, porém, está disponível apenas para os assinantes do Telegram Premium, enquanto os outros podem ser usados por todos.

O que acharam das novidades?


Ícone do app Telegram Messenger
Telegram Messengerde Telegram FZ-LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.14.1 (166.6 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App StoreCódigo QR Código QR

Ícone do app Telegram
Telegramde Telegram Messenger LLP
Compatível com Macs
Versão 10.14 (103.6 MB)
Requer o macOS 10.13 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App StoreCódigo QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 17.6, iPadOS 17.6, macOS 14.6, watchOS 10.6, tvOS 17.6 e visionOS 1.3 ganham segundas betas

Próx. Post

MLS Season Pass está ainda mais barato para o restante da temporada 2024

Posts Relacionados