O melhor pedaço da Maçã.

Faça screenshots de páginas inteiras com essa extensão para o Safari do macOS

Eu sei, eu sei. Existem navegadores muito mais parrudos e com bem mais opções do que o Safari. E você nem precisa utilizar o Chrome para isso, uma vez que esse mercado é bastante aquecido e conta com ótimas opções como Firefox, Edge, Opera, Vivaldi, etc.

Publicidade

Muitos deles, aliás, compartilham recursos. Por exemplo: você pode utilizar uma extensão criada para o Chrome no Opera ou no Edge — o que abre um leque grande de opções, já que o navegador do Google é o mais utilizado no mundo.

Mas eu sou um defensor do Safari. Gosto dele justamente pela simplicidade, pela performance e pela integração óbvia que ele tem nos sistemas operacionais da Apple (Lista de Leitura, sincronização das abas entre dispositivos, etc.). Só que essa simplicidade tem seus contras: a oferta de extensões para o Safari é absurdamente menor que a do Chrome — e isso piorou muito após a Apple tomar a decisão de retirar a ‘loja” de extensões, que rodava na web, e passar tudo para dentro da Mac App Store.

Por conta do meu trabalho aqui no MacMagazine, uma solução para capturar imagens (as famosas screenshots) é algo essencial. No passado, eu usava uma extensão qualquer que estava longe de ser ideal, mas “quebrava um galho”. Com essa migração da Apple para a Mac App Store, contudo, a extensão foi abandonada e eu fiquei órfão. Eis que, recentemente, conheci o Page Screenshot for Safari, do desenvolvedor Denk Alexandru.


Ícone do app Page Screenshot for Safari
Page Screenshot for Safari de Denk Alexandru
Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.3.5 (1.5 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
R$ 14,90Badge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

A extensão é simples, mas funciona maravilhosamente bem! São quatro opções de captura:

  1. Capturar uma área selecionada;
  2. Capturar toda a parte visível de uma página;
  3. Capturar toda a página, do início ao fim;
  4. Capturar toda a página, do local que você está até o fim.
Page Screenshot for Safari

As duas primeiras opções você até consegue se virar com a o app nativo do macOS, chamado Captura de Tela; mas se você quer fazer uma screenshot de uma página inteira, aí não tem como. Mas essa extensão vai além, lhe dando a opção de escolher o formato do arquivo final (JPEG, PNG, PDF ou todas as três), e se você quer fazer a captura em uma única imagem ou em várias — todas salvas na pasta “Downloads” do sistema.

Você pode ainda delimitar um tamanho máximo para a altura da imagem, escolher se quer salvar tudo em resolução Retina, se deseja abrir o arquivo para edição assim que ele é salvo e se quer copiar a screenshot para a área de transferência (clipboard) do sistema, facilitando trabalho posteriores.

Abaixo segue um exemplo de uma screenshot (pagina completa) feita com a extensão:

Page Screenshot for Safari

Custando apenas R$11 na Mac App Store, eu recomendo o Page Screenshot for Safari de olhos fechados se você está procurando uma ferramenta similar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como personalizar as Preferências do Sistema no macOS para facilitar o seu uso

Próx. Post

Jogo Neversong é o lançamento de hoje do Apple Arcade

Posts Relacionados