O melhor pedaço da Maçã.

Apple estreia seu novo Fórum de Desenvolvedores e atualiza visual do App Store Connect, agora adaptado para smartphones

Na última segunda-feira, falamos aqui sobre a (então) futura atualização do Fórum de Desenvolvedores da Apple, que ganharia um banho de loja para tornar-se mais amigável e mais útil aos seus usuários. Pois aqui está ela: a Maçã acabou de liberar sua nova versão — e, há alguns dias, atualizou também o visual do App Store Connect na web.

Publicidade

Vamos dar uma olhada nas duas novidades.

Developer Forums

O fórum, onde desenvolvedores do ecossistema da Maçã podem postar dúvidas, discutir sobre erros/bugs, conversar com engenheiros da empresa ou trocar figurinhas, ganhou um design muito mais simples de usar: em vez de separar as discussões por plataforma, o espaço reúne as postagens mais populares já na sua página inicial, permitindo que qualquer desenvolvedor entre na discussão rapidamente.

Ao lado, uma seção de tags mais utilizadas permite que os usuários pulem rapidamente para o assunto do qual querem tratar — seja alguma plataforma específica, como o iOS ou o macOS, ou alguma tecnologia/API interna da Maçã. A página mostra, ainda, os usuários mais renomados do fórum, combinando upvotes, comentários postados, respostas que “resolvem” dúvidas de outros usuários e pontuações dadas pelos engenheiros da própria Apple.

Publicidade

Essa parte, inclusive, é novidade: agora, os usuários ganham pontos de acordo com a reputação entre seus colegas de fórum — e, de acordo com o número de pontos que tem, você pode ter acesso a benefícios cada vez mais legais. Essa página traz todos os detalhes, mas como exemplo, você ganha 1 ponto toda vez que algum usuário marca sua postagem com “eu também tenho essa dúvida”, 5 pontos se a sua resposta para um outro tópico for marcada como “útil” pelo autor da postagem, ou 10 pontos se o autor marcar sua resposta como a que resolve a questão dele.

A partir dessa contagem, surgem os níveis: o nível 2, para usuários com mais de 150 pontos, permite que você denuncie tópicos ou respostas off-topic, inapropriadas ou ofensivas; o nível 4 (1.000 pontos) lhe dá acesso a conferências exclusivas com a equipe de suporte da Apple e notícias exclusivas da empresa. O nível 6 (8.000 pontos) garante acesso ao Lounge, uma área exclusiva para membros de alto nível do fórum com convites para encontros presenciais.

Vale notar que esse sistema de pontuações já existia desde o fim do ano passado, mas sem grande destaque no Fórum de Desenvolvedores; com o banho de loja do espaço, os pontos passam a ser um aspecto importante — e evidente — da experiência de uso. Bem legal, não?

App Store Connect

Junto ao fórum, a Maçã atualizou também o App Store Connect, página onde desenvolvedores podem gerenciar seus aplicativos para iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS — seja acompanhando estatísticas de downloads/vendas, monitorando as receitas, atualizando as descrições, alterando as screenshots e assim por diante.

Nova página do App Store Connect

O novo design segue o visual da página atualizada do iCloud, com mais branco, fontes mais grossas e navegação simplificada. Mais importante é notar que, pela primeira vez, a página está totalmente adaptada para dispositivos móveis; com isso, desenvolvedores podem acessá-la no iPhone (ou outros smartphones) e ter a interface devidamente escalonada para a tela menor do dispositivo — existe um aplicativo App Store Connect para iOS, mas ele não oferece todas as mesmas opções da página da web.

Boas novas, não?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Podcasts deverá ser renovado no iOS 14 com recomendações e conteúdo bônus

Próx. Post

Apple rejeita o app HEY definitivamente; Phil Schiller afirma que regras da loja não mudarão

Posts Relacionados