A onda de críticas às taxas cobradas pela Apple no seu ecossistema ganhou hoje um reforço de peso. Algumas das maiores publicações do planeta, incluindo o New York Times e o Wall Street Journal, pronunciaram-se sobre as supostas práticas abusivas da Maçã — e pediram o mesmo tratamento dado pela empresa à Amazon.
A fonte da crítica é o Digital Content Next (DCN), grupo comercial que representa o interesse das publicações supracitadas e outros nomes importantes da indústria, como o Washington Post. O grupo assinou uma carta aberta, endereçada a Tim Cook, pedindo que o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple considere oferecer às publicações taxas mais amigáveis, que permitam aos jornais e revistas ficar com uma parte maior da receita gerada no ecossistema da Maçã.
A carta cita especificamente o acordo da Apple com a Amazon, revelado em emails expostos no inquérito antitruste do senado dos Estados Unidos. O acordo estabeleceu que a empresa de Jeff Bezos cederia apenas 15% da receita gerada por assinaturas do aplicativo Prime Video feitas nos dispositivos da Apple, metade do valor tradicional para o primeiro ano desses pagamentos. As publicações acreditam que, por sua força e poder de atração, merecem tratamento parecido.
Quase todos os membros da DCN oferecem aplicativos na App Store e, como notado acima, muitos deles oferecem acesso a um grande leque de conteúdo por meio de assinaturas. As regras da loja da Apple impactam severamente a capacidade de continuar investindo em notícias confiáveis e entretenimento de qualidade, especialmente na concorrência com outros meios. Seguindo o seu depoimento ao subcomitê, peço que você [Tim Cook] defina claramente as condições que a Amazon satisfaz em seu acordo para que as empresas da DCN que cumpram as mesmas condições tenham acesso aos mesmos benefícios.
Apesar de a carta citar apenas a App Store, presumivelmente a DCN está de olho também no Apple News+, plataforma em que estão presentes várias das publicações representadas pelo grupo. No serviço da Maçã, 30% da receita gerada com publicidade fica com a gigante de Cupertino, enquanto o restante é repassado às editoras — novamente, um número considerado insatisfatório pelos jornais e revistas.
Vamos ver, agora, como será a resposta da Apple — se é que ela existirá.
via iDownloadBlog
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.