Greves e violações de direitos trabalhistas à parte, o uso dos aplicativos de delivery cresceu com força no Brasil e no mundo durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Pois, hoje, o Google anunciou uma novidade que tornará os pedidos de entrega em casa ainda mais fáceis.
Em parceria com a Rappi, a Delivery Center e a Onyo, o Google permitirá que usuários façam pedidos diretamente do seu aplicativo principal ou do Google Maps, seja no iOS ou no Android — não há a necessidade de baixar nenhum outro app ou sequer criar uma conta em alguma dessas plataformas. Também será possível realizar pedidos na busca do Google e no Google Maps via navegador, seja no desktop ou em dispositivos móveis.
A integração aparece assim que você pesquisar um estabelecimento que esteja em uma das plataformas de delivery parceiras. Ao buscar pelo restaurante de sushi mais próximo, por exemplo, o Google exibirá uma opção de fazer seu pedido diretamente com o Rappi ou algum dos outros serviços integrados.
Você pode acessar o cardápio, selecionar seus itens, inserir códigos promocionais e fazer o pagamento (pelo Google Pay), tudo sem sair do ambiente do Google; ainda no app (ou na página da web), você pode acompanhar o status do seu pedido e dar uma gorjeta ao entregador, também pelo Google Pay.
Segundo a gigante de Mountain View, a nova ferramenta já está sendo liberada para usuários brasileiros e deverá ser disponibilizada para o país todo nas próximas semanas. O Google espera ampliar, em breve, as opções de plataformas de entrega — incluindo, quem sabe, outros gigantes do setor no país, como o iFood ou o Uber Eats.