VMware anuncia Fusion 12 com suporte ao macOS Big Sur e versão gratuita! [atualizado: disponível!]

A VMware anunciou, nesta semana, a próxima grande atualização do seu software de virtualização Fusion (para macOS) e Workstation (para Windows e Linux), os quais permitem executar uma variedade de máquinas virtuais.

Publicidade

Embora ainda não possua uma data de lançamento defina, o Fusion 12 trará uma variedade de novidades e melhorias, sendo a principal delas o suporte ao macOS Big Sur.

Anunciando: VMware Fusion 12 e VMware Workstation 16! Pronto para o Big Sur no Mac com novo suporte para executar Kubernetes no Windows e no Mac e mais. E apresentando o Fusion Player, gratuito para uso pessoal! Lançamento em breve!

O Fusion 12 incluirá, ainda, controles de acessibilidade aprimorados, compatibilidade com eGPUs1, suporte para aplicativos em contêiner baseados em Kubernetes, suporte ao DirectX 11 e ao OpenGL 4.1, melhorias em sandbox, entre outros.

A VMware também preparou o Fusion 12 para o fim do suporte a extensões de kernel no macOS. Nesse sentido, assim como o concorrente Parallels Desktop 16, a desenvolvedora afirma que o software de virtualização continuará rodando, com extensões de kernel, no macOS Catalina — e também suportará o macOS Big Sur a partir de APIs2 da Apple, para rodar suas máquinas virtuais e contêineres.

VMware Fusion no MacBook e iPad

Com o Fusion 12, a VMware também decidiu alterar sua estrutura de licenciamento do software. Sendo assim, aqueles que desejam usá-lo para uso individual (Player) poderão adquiri-lo gratuitamente.

Já o Fusion 12 Pro, o qual oferece alguns recursos adicionais, também ganhou novidades: com uma licença, será possível usá-lo em até três dispositivos, incluindo Windows e Linux, rodando o Workstation Pro. A licença individual custará US$200 — já a atualização (para quem tem o Fusion 10 ou 11.5) será vendida por US$100.

Publicidade

Há, ainda, um plano específico para acadêmicos com desconto — embora muitos alunos também possam aproveitar as vantagens da licença de uso pessoal gratuita.

via MacRumors

Atualização, por Rafael Fischmann 15/09/2020 às 11:11

O VMware Fusion 12 está agora disponível, em ambas as suas versões. A versão Pro pode ser baixada aqui e comprada aqui, enquanto a Player (gratuita) pode ser baixada aqui.

Ele requer o macOS Catalina e já está, é claro, totalmente preparado para o Big Sur.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…