A VMware anunciou, nesta semana, a próxima grande atualização do seu software de virtualização Fusion (para macOS) e Workstation (para Windows e Linux), os quais permitem executar uma variedade de máquinas virtuais.
Embora ainda não possua uma data de lançamento defina, o Fusion 12 trará uma variedade de novidades e melhorias, sendo a principal delas o suporte ao macOS Big Sur.
O Fusion 12 incluirá, ainda, controles de acessibilidade aprimorados, compatibilidade com eGPUs1External graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico., suporte para aplicativos em contêiner baseados em Kubernetes, suporte ao DirectX 11 e ao OpenGL 4.1, melhorias em sandbox, entre outros.
A VMware também preparou o Fusion 12 para o fim do suporte a extensões de kernel no macOS. Nesse sentido, assim como o concorrente Parallels Desktop 16, a desenvolvedora afirma que o software de virtualização continuará rodando, com extensões de kernel, no macOS Catalina — e também suportará o macOS Big Sur a partir de APIs2Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. da Apple, para rodar suas máquinas virtuais e contêineres.

Com o Fusion 12, a VMware também decidiu alterar sua estrutura de licenciamento do software. Sendo assim, aqueles que desejam usá-lo para uso individual (Player) poderão adquiri-lo gratuitamente.
Já o Fusion 12 Pro, o qual oferece alguns recursos adicionais, também ganhou novidades: com uma licença, será possível usá-lo em até três dispositivos, incluindo Windows e Linux, rodando o Workstation Pro. A licença individual custará US$200 — já a atualização (para quem tem o Fusion 10 ou 11.5) será vendida por US$100.
Há, ainda, um plano específico para acadêmicos com desconto — embora muitos alunos também possam aproveitar as vantagens da licença de uso pessoal gratuita.
via MacRumors
Atualização, por Rafael Fischmann 15/09/2020 às 11:11
O VMware Fusion 12 está agora disponível, em ambas as suas versões. A versão Pro pode ser baixada aqui e comprada aqui, enquanto a Player (gratuita) pode ser baixada aqui.
Ele requer o macOS Catalina e já está, é claro, totalmente preparado para o Big Sur.
Notas de rodapé
- 1External graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
- 2Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.