Novos dados divulgados pela Sensor Tower revelam que consumidores gastaram um recorde de US$72 bilhões na App Store em 2020 — um aumento de 30% se comparado à arrecadação do ano anterior.
No geral, usuários da App Store e do Google Play gastaram quase US$111 bilhões em compras dentro de apps, assinaturas e em conteúdos pagos no ano passado — o que representa um crescimento de 30,2% em relação a 2019, quando as lojas de aplicativos geraram US$85,2 bilhões.

Além de jogos, os gastos na App Store se concentraram em apps da categoria “Entretenimento”, responsável por gerar, sozinha, US$5,3 bilhões. O TikTok foi o aplicativo não relacionado a jogos que gerou a maior receita em 2020: US$1,2 bilhão, um crescimento de mais de 600% ao ano!

O número de instalações de apps em 2020 também bateu recorde, com a App Store e o Google Play juntos alcançando a marca de 143 bilhões de downloads — um aumento de 23,7% em relação a 2019 e cerca de 14% maior do que o crescimento anual experimentado por ambas as lojas de 2018 para 2019.
Seguindo o mesmo caminho, a categoria de jogos também alcançou novos patamares, gerando US$79,5 bilhões em ambas as lojas de aplicativos durante 2020. Isso representou um aumento de 26% em relação ao montante gerado em 2019 e cerca de 71,7% do valor total de gastos com as lojas de apps.

PUBG Mobile liderou a lista de games que mais faturaram em 2020 em ambas as plataformas, seguido por Arena of Valor (adaptação internacional de Honor of Kings) e Pokémon GO, compondo o Top 3.

A Sensor Tower observou que o mercado de telefonia móvel experimentou um “crescimento sem precedentes” em 2020, provocada pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) — a qual “mudou drasticamente as necessidades e o comportamento do consumidor” e, ainda, poderá até indicar uma “mudança permanente nos hábitos dos usuários”.
via iMore