O mundo dos mensageiros instantâneos é uma coisa engraçada: todo mundo que quer se libertar das garras do WhatsApp recomenda o Telegram, e todo mundo que não fica satisfeito com as políticas de privacidade do Telegram recomenda o Signal.
Esse último, certamente o menos famoso dos três, tem uma proposta totalmente concentrada na privacidade: seu código é aberto e ele funciona de forma totalmente criptografada, sem armazenamento dos metadados das mensagens e sem backup na nuvem — sim, a anonimidade absoluta tem suas desvantagens. O fato é que o Signal tem seus defensores ferrenhos, e recentemente ganhou mais um: Elon Musk, CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Tesla (e a mais nova pessoa mais rica do mundo).
Musk foi ao Twitter para dar mais uma das suas investidas contra o Facebook. O magnata compartilhou um meme, muito popular na rede nos últimos dias, em que um efeito dominó mostrava o início de uma reação em cadeia (Mark Zuckerberg criando um site para comparar mulheres no campus de Harvard) e o fim (um homem vestido de viking invadindo o Capitólio dos Estados Unidos).
A ideia, claro, era atribuir ao Facebook parte da culpa pelos eventos de violência ocorridos em Washington, D.C. na última quarta-feira, quando manifestantes pró-Trump invadiram o Capitólio (sede do Poder Legislativo dos EUA) tentando impedir a certificação de Joe Biden como novo presidente do país. O ato resultou na morte de cinco pessoas, entre protestantes e policiais.
Não podemos inferir se as críticas de Musk estão ligadas, também, às mudanças recentes de privacidade implementadas pelo Facebook em relação ao WhatsApp — como falamos aqui, os usuários do mensageiro agora terão seus dados compartilhados com a gigante de Mark Zuckerberg para “melhorar a integração entre os produtos”.
O fato é que, alguns minutos após o tweet acima, Musk seguiu com uma outra postagem — essa, defendendo o uso do Signal.
O tweet foi compartilhado por Jack Dorsey (CEO do Twitter) e endossado por Edward Snowden (ex-analista da NSA, a Agência de Segurança Nacional dos EUA que expôs a espionagem realizada pelo governo americano em diversos estados soberanos e cidadãos de alto calibre ao redor do mundo). Snowden já defende o uso do Signal há algum tempo, inclusive.
As publicidades gratuitas parecem ter sido extremamente efetivas: algumas horas depois das postagens, a própria conta do Signal no Twitter afirmou que poderia haver uma espera maior na distribuição de códigos de verificação por conta da chegada de novos usuários em grande quantidade.
Segundo a equipe de desenvolvimento do app, tudo já está devidamente resolvido e novos usuários podem registrar-se normalmente.
Se você está pensando em dar um tempo (ou cortar laços definitivamente) do Facebook e dos seus produtos, pode ser um bom momento para testar uma outra opção de mensageiro — e, a parte mais difícil, convencer todas as pessoas no seu círculo a fazer a mesma coisa.
via The Verge
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.