O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Cabo da Apple
Nor Gal / Shutterstock.com

Apple está bolando cabos mais resistentes para iPhones

Ainda estamos na fase das patentes, mas o sonho está vivo

A (má) fama dos cabos da Apple, especialmente os Lightning que acompanham iPhones, já acompanha a empresa há muitos anos: praticamente todo mundo que tem ou já teve um produto da Maçã em casa tem, também, um cabo em algum estado de deterioração — desde uma leve marquinha na borracha, próxima ao conector, até casos extremos de rompimento completo.

Publicidade

Bom, fico feliz em informar que há um raio de esperança surgindo no horizonte: uma patente registrada recentemente pela Apple descreve novas formas de tornar cabos mais resistentes, basicamente por meio de um sistema de “flexibilidade variada” — ou seja, o cabo tem diferentes graus de flexibilidade ao longo do seu comprimento, com base na tendência a problemas em cada ponto.

Na patente, a empresa afirma que simplesmente aumentar/engrossar o alívio de tensão (aquela parte mais grossa colada nos conectores) não é desejável em uma série de situações, mas a ideia pode ser adaptada para uma aplicação mais ambiciosa: expandir o alívio para toda a extensão do cabo, aplicando os diferentes graus de flexibilidade ao longo do comprimento — a parte mais próxima dos conectores e o meio poderiam ser mais rígidos, enquanto outras partes teriam maior maleabilidade.

Com isso, os cabos poderiam ficar mais resistentes — sem, entretanto, perder a maleabilidade (até porque todo mundo que já usou um cabo muito rígido sabe o pé no saco que é lidar com ele).

Publicidade

A patente descreve, da forma mais genérica possível, materiais e técnicas que poderiam alcançar o objetivo descrito pela Maçã; fica claro que a coisa toda ainda está no plano das ideias. Ainda assim, bom saber que a Maçã está explorando caminhos para tornar seus cabos mais longevos — afinal de contas, mesmo que o Lightning morra num futuro próximo, ainda teremos que lidar com carregadores MagSafe e outros fios variados.

via iPhone Hacks

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPhone SE

iPhone SE de 3ª geração será lançado só em 2022, afirma analista

Próximo Artigo
Google Drive

Apps do Google Drive para macOS serão unificados

Posts Relacionados