O melhor pedaço da Maçã.
Tekrevol
Apps da App Store

Apple classifica app indígena como fraudulento e se desculpa

Enquanto isso, apps realmente fraudulentos continuam na loja

Quem estava com saudade das já características barrigadas da App Store? O caso mais recente veio do Canadá e tocou em um assunto bem importante: a representação de povos originários nas lojas de aplicativos e no mundo digital como um todo. As informações são do Global News.

Publicidade

Brendan Eshom, calouro da Universidade da Colúmbia Britânica e membro da comunidade indígena Ts’msyen First Nation (presente no norte da província e no estado do Alasca, nos Estados Unidos), criou um aplicativo gratuito para iOS e Android com o objetivo de promover e espalhar o conhecimento sobre o idioma do seu povo, o Sm’algyax.


Desculpe, app não encontrado.

O aplicativo, chamado Sm’algyax Wor‪d, tem funcionamento bem simples: todos os dias, o app seleciona uma palavra do idioma e a coloca em destaque na sua tela inicial. É possível conferir o significado da palavra, bem como a forma de pronunciá-la, e checar uma lista das palavras destacadas anteriormente no app. O problema é que… a Apple viu indícios de fraude no aplicativo e o removeu temporariamente da App Store.

Publicidade

Não se sabe exatamente o que engatilhou o sistema de detecção de fraudes da Apple, mas o aplicativo de Eshom atingiu cerca de 600 downloads em poucos dias após o lançamento, em julho passado — com isso, o app chegou rapidamente à lista de mais baixados na categoria “Educação”. O estudante recebeu apenas um email automático da empresa, afirmando que o app tinha sido removido e sua conta de desenvolvedor seria encerrada por “atos desonestos e fraudulentos”.

Eshom tentou, sem sucesso, contatar a Apple para obter mais informações sobre sua situação. O estudante só conseguiu uma resposta quando expôs seu caso ao Consumer Matter, uma editoria do Global News dedicada a consumidores que têm problemas com grandes empresas. A história foi publicada e, só então, a Maçã veio a público afirmar que tudo não passou de um erro.

Em nota enviada ao jornal, a equipe da App Store pediu desculpas a Eshom e aproveitou a oportunidade para elogiar a sua criação:

Publicidade

Manter a integridade da App Store é uma responsabilidade que nós levamos muito a sério para garantir a segurança dos nossos usuários e dar a cada desenvolvedor uma plataforma para compartilhar suas ideias mais brilhantes com o mundo. Infelizmente, o app desse desenvolvedor, que é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para criar pontes de compartilhamento cultural, foi erroneamente removido da App Store.

Nós pedimos desculpas pelo erro e ao Sr. Eshom pela inconveniência causada. Nós já restauramos o aplicativo e sua conta de desenvolvedor, e continuaremos nos esforçando para garantir que casos como esse não voltem a ocorrer.

Que bom, então, que ficou tudo bem. A história, entretanto, não deixa de ser preocupante — especialmente considerando que um desenvolvedor não conseguiu entrar em contato com a Apple mesmo diante de um erro crasso da loja, e mais especialmente ainda lembrando de todos os apps de fato fraudulentos que continuam disponíveis na App Store.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pesquisador invade sistemas da Apple e mais de 30 empresas tecnológicas

Próx. Post

Twitter diz que mudanças do iOS 14 causarão “impacto moderado” em sua receita

Posts Relacionados