O melhor pedaço da Maçã.

Patente da Apple descreve Touch ID aprimorado sob a tela

Para fortalecer ainda mais os rumores dos “iPhones 13”
Touch ID sob a tela

Não é de hoje que falamos aqui sobre patentes da Apple que descrevem possíveis tecnologias para embutir o Touch ID na tela de futuros iPhones (e, quem sabe, iPads e outros dispositivos) — basta ver esses artigos de 2017, 2019 e 2020.

Publicidade

Pois recentemente, o Patently Apple descobriu mais um registro realizado recentemente pela Maçã com foco na tecnologia — e agora o interesse é maior ainda, uma vez que a indústria de rumores já está basicamente confirmando a volta do Touch ID sob a tela na linha dos “iPhones 13”.

A patente 20210081639 foi enviada ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) em agosto do ano passado e teve seu registro concedido ontem, 18 de março. Sua diferença em relação a ideias anteriores da Apple está no fato de que, aqui, os engenheiros da Maçã concentraram-se em desenvolver uma forma aprimorada no Touch ID sob a tela — isto é, uma tecnologia mais precisa do que os leitores ópticos que equipam a maioria dos smartphones os quais já apresentam o recurso.

A leitura também seria do tipo óptica, mas utilizando um sistema de refletores que capturaria a digital do usuário por meio de uma “luz angular fora do eixo”. Resumidamente, a tecnologia usaria a luz emitida pelos próprios pixels da tela para refletir, em variados ângulos, a impressão digital do usuário de volta ao sensor, de forma que a autenticação seria feita de forma mais precisa e segura.

Patente de Touch ID aprimorado sob a tela

A proposta parte do princípio de que os leitores ópticos atuais são mais suscetíveis a falhas do que o comum: por conta de interferências causadas pelos próprios componentes da tela, a “imagem” da digital recebida pelo sensor pode sofrer de baixo contraste e alto ruído, com altos índices de leituras incorretas ou perdidas.

A tecnologia proposta pela Apple, segundo os engenheiros, solucionaria esses problemas sem aumentar o tamanho do sensor ou dos seus componentes.

Obviamente, em se tratando de patentes, não temos qualquer pista de que a tecnologia de fato será empregada em futuros iPhones. Entretanto, com o aquecimento dos rumores do Touch ID sob a tela, é interessante ver no que os engenheiros da Maçã estão trabalhando para dar uma reestreia de gala ao recurso.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Patente cobre ajuste de áudio automático para AirPods

Próx. Post

Telegram libera chats de voz em canais e tira limite de ouvintes

Posts Relacionados