Parece que a tendência está lançada: uma semana após a Maçã lançar as Apple Podcast Subscriptions, permitindo que criadores dos programas em áudio vendam suas produções ou conteúdos especiais em formato de assinatura, o Spotify chegou hoje com um anúncio bastante parecido — porém ainda mais atraente em um ponto fundamental.
O sistema de assinaturas de podcasts do Spotify, inicialmente disponível nos Estados Unidos, permitirá que “parceiros selecionados” ofereçam podcasts, episódios especiais e conteúdos alternativos para quem estiver disposto a pagar uma taxa mensal para isso. Tudo será reunido na plataforma Anchor, comprada pelo Spotify há dois anos justamente para amplificar sua presença no mundo dos podcasts.
A novidade tem algumas limitações, a começar pelo fato de que os podcasters poderão escolher somente entre três opções de preço: US$3, US$5 ou US$8 por mês; além disso, os podcasts ou conteúdos oferecidos via assinatura precisarão necessariamente ser hospedados no Anchor (mas não necessariamente exclusivos do Spotify).
A terceira (e provavelmente principal) limitação é que os usuários não poderão assinar os podcasts diretamente pelos aplicativos do Spotify para iOS ou Android — certamente para evitar as taxas cobradas pela Apple e pelo Google. Cada conteúdo pago terá, no lugar do botão play, o ícone de um cadeado; ao tocar nele, você será redirecionado a uma página do Anchor na web — pode ser a página do perfil do criador, do podcast em si ou a página de pagamento, ao gosto do produtor. Por lá, você poderá fazer sua assinatura e desfrutar do conteúdo.
As restrições certamente colocam uma barreira maior entre o consumidor e o pagamento. Por outro lado, o principal chamariz do Spotify são as taxas cobradas: até 2023, os criadores de conteúdo não precisarão pagar nada à plataforma, arcando somente com os custos de transação da Stripe (plataforma de pagamentos parceira da empresa). A partir de 2023, a taxa cobrada por cada assinatura será de apenas 5%, muito abaixo dos 15-30% cobrados pela Apple.
Logo de cara, alguns podcasts bem populares nos EUA — como “Tiny Leaps, Big Changes” e “Mindful in Minutes” já lançarão assinaturas para conteúdos bônus exclusivos. Já a NPR, maior empresa de rádio e podcast de lá, oferecerá versões sem propaganda dos seus programas por meio do sistema de assinaturas do Spotify.
A empresa já abriu uma lista de espera para criadores de conteúdo interessados em aderir ao sistema, e o Spotify promete que a novidade se expandirá para mais países nos próximos meses.
via The Verge