A empresa de virtualização VMware divulgou uma atualização sobre a compatibilidade do Fusion com o chip M1. Segundo eles, uma atualização com suporte inicial poderá lançada até o fim deste ano, mas ainda não está claro se ela suportará a versão ARM do Windows 10, por causa dos termos de licenciamento da Microsoft.
A desenvolvedora afirma, mais especificamente, que executar sistemas operacionais x86 no Apple Silicon não é algo que eles “planejam entregar”.
[O licenciamento da Microsoft] não diz nada sobre a Apple Silicon. Por enquanto, nosso trabalho tem se concentrado em sistemas operacionais Linux e estamos confiantes de que, se a Microsoft oferecer licenças da versão ARM do Windows de forma mais ampla, estaremos prontos para oferecer suporte oficial a ela.
Esta não é a primeira vez que a VMware faz um alerta sobre a virtualização da versão ARM do Windows 10 em Macs com chip M1 — o gerente de linha de produtos da VMware, Michael Roy, disse no início deste mês que eles estão “navegando por águas desconhecidas”.
Você não pode nem COMPRAR o Windows para ARM, e as pessoas que não são OEMs podem estar violando o EULA1Acordo de licença de usuário final. Não queremos fazer isso por causa de um comunicado à imprensa.
Portanto, não espere que a VMware siga o caminho da Parallels ao habilitar a virtualização do Windows 10 nos novos Macs até que a Microsoft dê permissão para isso.
via 512 Pixels
Notas de rodapé
- 1Acordo de licença de usuário final