O melhor pedaço da Maçã.

Conceito: tvOS com tela inicial renovada, Apple News e mais

Está na hora de uma renovação, não é mesmo?
Conceito de novo tvOS por Parker Ortolani

Entra ano, sai ano, e o tvOS continua basicamente igual — mesmo com a Apple dando um salto financeiro significativo com seus serviços durante a última década. O que seria necessário, portanto, para tornar o sistema operacional da Apple TV mais moderno e convidativo?

Publicidade

O designer Parker Ortolani botou a mão na massa para imaginar exatamente isso e, em conceito publicado no 9to5Mac, expôs algumas ideias bem interessantes.

As maiores mudanças estariam contidas na tela inicial, que combinaria os elementos lá presentes atualmente com o aplicativo Apple TV — na prática, não haveria uma distinção entre ambos. O topo da interface exibiria acesso rápido a algumas categorias (como o Apple TV+, apps, jogos e sua biblioteca), além de trazer o botão de busca e o dos Ajustes.

Boa parte da interface seria ocupada por um elemento destaque, que poderia ser uma estreia recente, um jogo renomado ou mesmo uma notícia — sim, porque na visão de Ortolani, teríamos aqui também integração com o Apple News: a plataforma ganharia um aplicativo próprio, com artigos especialmente formatados, vídeos com curadoria especial e acesso rápido a canais de notícias ao vivo (para os assinantes do Apple News+).

A aba Biblioteca, por sua vez, traria capas ampliadas e categorias mais amplas, como uma área apenas para conteúdo disponível por meio de assinaturas — assim, caso você salvasse um filme ou uma série como favorito(a) no Apple TV+ ou no Amazon Prime Video, por exemplo, ele apareceria por lá. Também seria possível acessar seus podcasts favoritos diretamente da Biblioteca.

Outros recursos imaginados por Ortolani incluem a chegada do Handoff ao tvOS (para você retomar a reprodução do seu filme, série, música ou podcast diretamente na Apple TV após começar a vê-lo no iPhone, por exemplo) e o aplicativo Scenes, que traria belas filmagens, escolhidas pelo usuário, como proteção de tela.

O conceito também traz uma forma mais segura de fazer compras pelo tvOS: ao adquirir algum app/jogo/conteúdo ou fazer uma assinatura, o sistema poderia, por exemplo, pedir que você autenticasse sua identidade por meio do Touch ID ou Face ID num iPhone, iPad ou Mac nas proximidades.

Publicidade

Querem mais? Tem mais: o conceito traz uma versão própria dos apps Respirar e Casa, implementa o Night Shift e passa a chamar o espelhamento de tela do AirPlay de Sidecar, assim como no iPad — para isso, a Maçã teria apenas de trabalhar em diminuir a latência do recurso, para que sua televisão se transformasse numa verdadeira segunda tela para o Mac.

Publicidade

O que acharam?

[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/TV%20Boxes/Apple-TV-4K-3-geracao-WiFi-Plus-Ethernet,1949.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/TV%20Boxes/Apple-TV-4K-3-geracao-WiFi,1729.00]]

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mail: como apagar automaticamente emails de contatos bloqueados [iPhone, iPad e Mac]

Próx. Post

Apple descontinuará “Documentos e Dados” do iCloud em 2022

Posts Relacionados