O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

WWDC21: iPadOS 15 terá Biblioteca de Apps, nova multitarefa, melhorias em anotações e mais!

Hoje, na WWDC21, a Apple apresentou a próxima grande versão do sistema operacional dos tablets, o iPadOS 15. Vamos às novidades?

Publicidade

Multitarefa

A multitarefa do iPadOS ganhará ótimas melhorias, com uma nova interface que facilitará bastante a abertura de um app em tela cheia, abrir dois apps em modo Split View ou em Slide Over. No Split View, por exemplo, apenas deslize para baixo para trocar um app ou abrir um novo.

Haverá também um novo recurso chamado Shelf (Prateleira), o qual dará acesso a todas as janelas de um determinado aplicativo. No Safari, por exemplo, você pode ter muitas janelas emparelhadas com outros aplicativos em telas divididas.

Widgets e Biblioteca de Apps

No futuro sistema, finalmente teremos a possibilidade de colocar widgets na tela inicial do iPad com tamanhos variados — como é possível fazer em iPhones desde o lançamento do iOS 14.

Além de widgets, teremos também a Biblioteca de Apps — a qual ficará acessível tanto na última página de aplicativos quando pelo Dock.

Anotações rápidas

As anotações no iPad ficarão bem melhores. Você poderá, por exemplo, mencionar uma pessoa para marcá-la, para que ela receba uma notificação. Será possível, ainda, adicionar uma tag em qualquer lugar na sua anotação para encontrá-la usando o navegador de tags.

Essas anotações rápidas poderão ser feitas tanto em iPads quanto em Macs. No iPhone, você poderá visualizá-las ou editá-las.

FaceTime e SharePlay

O FaceTime ganhou bastante destaque no iPadOS 15: nele, será possível compartilhar experiências co amigos e familiares usando o recurso SharePlay. Será possível ouvir músicas junto (com o Apple Music), assistir a uma série de TV ou um filme em sincronia, ou compartilhar sua tela para visualizar aplicativos juntos.

Os controles de reprodução compartilhados permitem que qualquer pessoa reproduza, pause ou adiante. Você poderá, ainda, reproduzir o filme/serie em questão na sua Apple TV e ver tudo na tela grande da sua TV enquanto compartilha esse momento com amigos conectados pelo FaceTime.

Safari

O Safari tem um novo design de abas que nos permitirá ver mais da página enquanto navegamos. Uma nova barra de abas assume a cor da página e combina as guias, a barra de ferramentas e o campo de pesquisa em um design único.

Grupos de abas oferecem uma nova maneira de salvar e gerenciá-las. Esses grupos são sincronizados com Macs e iPhones, para que você possam continuar fazendo tudo em seus outros dispositivos, de onde parou. Para completar, o Safari no iPad agora oferecerá também suporte a extensões da web, disponíveis na App Store.

Foco e notificações

O iPadOS 15 oferecerá também ferramentas poderosas que ajudam usuários a se concentrar e reduzir distrações. Com o recurso Foco, será possível filtrar notificações com base no que você está fazendo. Basta configurar seus dispositivos para ajudá-los a se concentrar na sua tarefa (seja trabalho ou lazer).

Usuários também poderão criar páginas da telas iniciais com aplicativos e widgets que se aplicam a momentos de foco para exibir apenas os apps relevantes e reduzir a tentação de sair daquele momento.

Além disso, um novo resumo oferecerá uma coleção organizada de notificações que podem ser entregues na hora que o usuário escolher, como pela manhã ou à noite, tornando mais fácil acompanhar as atividades do dia de acordo com o seu tempo.

Live Text e Busca

O Live Text usa a inteligência do próprio dispositivo (sem necessidade de servidores) para reconhecer o texto em uma foto e permitir que os usuários executem ações como ligar para um número de telefone que aparece na imagem. Com Visual Look Up, será possível identificar objetos dentro de uma foto, como um tipo de flor ou raça de cachorro — o que facilita a busca.

Por falar em busca, o Spotlight no iPadOS 15 está mais inteligente, buscando resultados dentro do app Fotos e de imagens na web. Além disso, o recurso também apresentará resultados melhores na busca por conversas, fotos compartilhadas e localizações, se compartilhadas pelo app Buscar.

E, é claro, como o Live Text reconhece tudo o que está escrito em fotos/imagens, o Spotlight também reconhecerá e mostrará o resultado de acordo com a sua busca — caso você tenha tirado a foto de uma nota fiscal de um determinado restaurante que o nome dele apareça, por exemplo, ao buscar por isso a nota será exibida. Será possível até mesmo buscar por textos manuscritos!

Traduzir

Uma grande ausência no iPad era o app Traduzir, até então disponível apenas no iPhone. Com a chegada ele ao sistema operacional de tablets, você agora poderá começar a falar em qualquer idioma para que o app detecte e comece a fazer a tradução (para alguma outra pessoa que não entenda esse idioma, colocando o tablet entre você e ela).

Swift Playgrounds

O Swift Playgrounds no iPadOS 15 terá a capacidade de criar aplicativos pelo próprio iPad! Não se trata ainda de um Xcode — afinal, se fosse, a Apple simplesmente chamaria de Xcode. 😛

Fato é que, no iPadOS 15, será possível criar e melhorar o código do seu app, usar bibliotecas, guias e até mesmo se enviar aplicativos para aprovação e disponibilizá-los na App Store. Basicamente, estamos falando de um “Xcode mini”.

Controle Universal

O Controle Universal permitirá que usuários trabalhem com um único mouse/teclado para alternar entre o iPad e o Mac, sem a necessidade de configuração. Será possível até arrastar e soltar conteúdo entre os dispositivos — ótimo para fazer um desenho com o Apple Pencil no iPad, por exemplo, e colocá-lo em um slide do Keynote no Mac.

Outras novidades

Há, ainda, novidades nos Mapas (mais informações e novos recursos), no Fotos (recurso Memórias com novo design, integrado ao Apple Music), na Siri (reconhecimento offline para muitas tarefas), em privacidade (antirrastreio de emails e relatório de privacidade de apps), no iCloud (chegada do iCloud+, com ainda mais segurança), integração ainda maior entre apps (com o Shared with You, você reúne tudo que foi compartilhado com você como artigos, músicas, séries de TV, fotos e muito mais em apps como Fotos, Safari, Música, Notícias, Podcasts e outros) e muito mais!


Pelo visto, não será no iPadOS 15 que veremos um tablet multiusuário ou, ao menos por enquanto, a chegada de apps realmente profissionais como Xcode, Final Cut Pro, Logic Pro e outros. Ainda assim, boas novidades. não é mesmo?

O iPadOS 15 será disponibilizado pela Apple no outono do hemisfério norte (nossa primavera); a Maçã já liberou a primeira versão beta dele e usuários interessados (participantes do Apple Beta Software Program) poderão começar a testar o sistema operacional no mês que vem.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
WWC21: novidades para os AirPods

WWDC21: AirPods ganharão melhorias com o app Buscar e mais!

Próximo Artigo

WWDC21: Apple apresenta iCloud+, novos controles de privacidade e melhorias na Siri

Posts Relacionados