Sendo a realidade aumentada uma das tecnologias mais exaltadas pela Apple nos últimos anos, era de se esperar que a empresa reservasse alguns minutos da keynote de abertura da WWDC21 para falar sobre o assunto. E foi justamente o que aconteceu, com algumas novidades bem interessantes para desenvolvedores e usuários na área.
Mais precisamente, a Apple anunciou a chegada da API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Captura de Objetos (Object Capture), uma nova tecnologia que permitirá formar modelos 3D de objetos reais diretamente pelo Mac — tudo isso com apenas um punhado de fotos do item, tiradas de diversos ângulos. Bruxaria? Não, tecnologia.
A novidade chegará para tornar a criação de experiências em realidade aumentada mais fácil e acessível.
Hoje, formar objetos 3D virtuais é um trabalho que requer horas e softwares extremamente especializados mas, com a nova API, desenvolvedores poderão criar réplicas virtuais de objetos somente com algumas fotos — claro, não devemos esperar o mesmo nível de detalhe de um trabalho profissional, mas o recurso já deverá satisfazer às necessidades da maioria das aplicações.
As fotos poderão ser tiradas com iPhones, iPads ou câmeras DSLR/mirrorless, e para formar o seu objeto 3D, bastará usar o framework RealityKit no macOS Monterey 12 — com apenas algumas linhas de código numa sessão de fotogrametria, já será possível iniciar o processo, inclusive podendo escolher o nível de detalhe do modelo 3D.
A API pode gerar arquivos USDZ já otimizados para o AR Quick Look, a tecnologia do iOS/iPadOS que permite visualizar objetos em realidade aumentada em aplicativos ou no Safari do iPhone/iPad. Você também poderá adicionar os objetos gerados a cenas em realidade aumentada no Reality Composer do Xcode — para mais detalhes, você pode conferir essa página da Apple, que trará todas as sessões relacionadas ao assunto realizadas ao longo da semana.
A API Captura de Objetos, vale notar, faz parte de um pacotão de novidades do RealityKit 2. A nova versão do framework traz ainda recursos como shaders personalizados, carregamento dinâmico de assets e a construção de ECS (Entity Component Systems) para cada cena. Você também poderá criar personagens controláveis que podem se mover, pular e explorar os ambientes em realidade aumentada.
Tudo isso, claro, trará melhorias práticas para os usuários que não fazem nenhuma ideia do que eu estou me referindo no parágrafo anterior — em termos gerais, você pode esperar que as experiências AR no iPhone/iPad ficarão ainda mais interativas, ricas e detalhadas. Empresas como Wayfair, Shopify e Etsy já anunciaram recursos baseados nas novas tecnologias liberadas pela Maçã, e em breve, certamente veremos mais aplicações interessantes.
via TechCrunch
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.