O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

FOXARTBOX / Shutterstock.com
Ícone do Google Chrome no Dock do macOS

Chrome quase adotou interface similar à do Safari no iOS 15

A Apple anunciou em junho passado o novo iOS 15, que chegará com muitas novidades. Dentre elas, uma mudança drástica no design do Safari se mostrou bastante controversa.

Publicidade

Explico: a partir da próxima versão do sistema, as abas e a barra de pesquisa/endereço estarão na parte inferior da tela, o que não agradou grande parte dos usuários — nós, inclusive, fizemos um vídeo mostrando todas essas mudanças.

Curiosamente, o Google já havia considerado um conceito similar para seu navegador muito antes da Maçã — tal como apontou o designer Chris Lee, que participou do projeto em 2016.

Para o intitulado Chrome Home, Lee também havia desenhado uma interface com uma barra de ferramentas/endereço expansível, colocada na parte inferior da tela. O objetivo, segundo ele, era facilitar o acesso dos usuários às funções e controlar o navegador com apenas uma mão.

A ideia foi bastante aceita internamente e chegou a se tornar uma prioridade para o Google. O designer, então, liderou uma equipe para tirar o conceito do papel — o que se mostrou uma tarefa árdua, haja vista que, para isso, foi preciso repensar quase toda a interface de usuário no Chrome.

O projeto foi um grande sucesso, mas testes preliminares revelaram que a novidade estava confundindo alguns usuários comuns e, a partir daí, “choveram” críticas (soa familiar?). Diante disso, Lee pediu para que os planos fossem interrompidos e, em 2018, acabou sendo definitivamente abandonado pelo Google — o que causou muita discussão.

Publicidade

O Chrome é usado por bilhões de usuários em todo o mundo, com conhecimento tecnológico variado. Estou cada vez mais convencido de que o lançamento do Chrome Home não seria útil o suficiente para todos os nossos usuários.

No entanto, ele não se arrepende da decisão: 

Alguns podem argumentar que nunca deveríamos ter tentado tal coisa; outros podem dizer que deveríamos ter ido até o fim. A abordagem que tomei aqui é a que defendo: tente com ousadia, mas esteja pronto para se questionar.

O Google, então, tentou mudar radicalmente a interface de seu navegador com o Chrome Duplex, que posteriormente mudou seu nome para Duet. Esse projeto tinha uma barra de ferramentas na parte inferior da tela, enquanto a barra de pesquisa e as abas permaneciam na parte superior.

Publicidade

Mas, no ano passado, a empresa recuou e abandonou o projeto novamente.

Mudar drasticamente a interface de um app usado em larga escala definitivamente não é uma tarefa fácil. Será que a Maçã terá mais sorte com sua nova versão do Safari? Para isso, teremos que esperar o lançamento oficial do iOS 15, que deverá sair entre meados de setembro e outubro.

Veremos… ⌛


Ícone do app Google Chrome
Google Chrome de Google LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 94.0.4606.52 (135.6 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via 9to5Google

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Mac Pro

Mac Pro de 2022 usará chips Intel Xeon "Ice Lake", diz leaker

Próximo Artigo
Apple Pay

Austrália discute abrir NFC do iPhone para concorrentes do Apple Pay

Posts Relacionados