O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Instagram anuncia mudanças para proteger menores de idade

Aviso do Instagram para adolescentes. Nele, a rede social aconselha que a conta desses usuários seja privada.

O Instagram anunciou hoje algumas mudanças a fim de melhorar a segurança de seus usuários menores de idade. As alterações chegam em meio à pressão de políticos, órgãos reguladores, pais e defensores da segurança infantil, que dizem se preocupar com o impacto das redes sociais na privacidade e na saúde mental das crianças.

Publicidade

A partir desta semana, quando menores de 16 anos (ou 18 para alguns países) se registrarem na plataforma, suas contas serão automaticamente privadas. Desta forma, suas publicações ficarão visíveis apenas para as pessoas que elas permitirem. Os adolescentes que já têm contas públicas verão notificações sobre os benefícios das contas privadas e como realizar a troca.

A rede social também está tomando medidas para prevenir o chamado “contato indesejado de adultos”. Mesmo não quebrando regras do Instagram, adultos que mostrarem “comportamento potencialmente suspeito” (como serem bloqueados ou denunciados por jovens) terão capacidade limitada de interagir e seguir outros adolescentes.

A companhia diz que esses usuários não verão as postagens de adolescentes entre as recomendações nas seções Explorar e Reels, nem receberão sugestões para seguir contas de adolescentes. Caso pesquisem por menores de idade pelo nome de usuário, também não poderão segui-los e serão impedidos de comentar nas publicações.

Publicidade

Isso se baseia nas mudanças que o Instagram fez em março, quando proibiu mensagens diretas entre maiores e menores de idade que não se seguem.

O app também está mudando algumas regras para anunciantes. Agora eles serão capazes de alcançar menores de 18 anos com campanhas baseadas apenas na idade, no gênero e na localização, mas não com outras informações coletadas — tais como interesses ou hábitos.

O Instagram também anunciou que está trabalhando em métodos melhores para verificar a idade dos usuários, para ter certeza de que suas políticas estejam surtindo o efeito desejado e mantendo crianças menores de 13 anos fora do aplicativo.

Publicidade

No passado, a empresa já foi criticada pela forma como lidava com esse público. Foi apenas em 2019 que a rede social começou a solicitar as datas de nascimento dos usuários. Antes disso, ela simplesmente pedia que “confirmassem” se tinham (ou não) pelo menos 13 anos.

Karina Newton, chefe de políticas públicas do Instagram, disse que a empresa já usa inteligência artificial para escanear perfis em busca de sinais que mostrem se um usuário é mais velho ou menor de 18 anos — e isso inclui olhar das fotos, o que escrevem em comentários, entre outros aspectos. Agora, a plataforma está expandindo essa tecnologia para determinar a idade dos usuários mais jovens.

No início do ano, o vice-presidente de produtos, Vishal Shah, confirmou que uma versão da plataforma para crianças menores de 13 anos está em desenvolvimento, mas ainda não sabemos quando (ou se) ela será lançada de fato.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 206.0 (188.7 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Vídeo promocional de "Ted Lasso"

Apenas "Loki" superou sucesso da 2ª temporada de "Ted Lasso" nos EUA

Próximo Artigo
MediaMarkt oferece 4 meses Apple Music Portugal

MediaMarkt oferece 4 meses grátis do Apple Music em Portugal

Posts Relacionados