O melhor pedaço da Maçã.

Apple e Google foram “cúmplices” de Putin, diz opositor russo

Goga Shutter / Shutterstock.com
Alexei Navalny

Na semana passada, comentamos que a Apple e o Google removeram um aplicativo, considerado uma ameaça pelo governo russo, horas antes do início da votação no país para eleger um novo parlamento — sob a pena de multa caso não o fizessem.

Publicidade

Isso, naturalmente, não agradou o grupo que apoiava a continuidade do software — incluindo o criador dele, o advogado e ativista Alexei Navalny. No Twitter, o opositor disse que a Apple e o Google agiram como “cúmplices” do presidente russo Vladimir Putin ao cederem às demandas do governo.

Se algo me surpreendeu nas últimas eleições, não foi como Putin forjou os resultados, mas como obedientemente as todo-poderosas Big Techs se tornaram suas cúmplices.

Em outro tweet, o ativista conta que, além da remoção do app das lojas da Apple e do Google, o YouTube também removeu alguns de seus vídeos e o Telegram havia bloqueado seu bot.

Por fim, ele faz um apelo aos funcionários das grandes empresas de tecnologia. Nas palavras de Navalny, “a maioria dos que trabalham no Google, na Apple, etc. são pessoas boas e honestas”. Em seguida, ele pede para que essas pessoas não “tolerem a covardia de seus chefes”.

Publicidade

Vale lembrar que o órgão de vigilância russo, o Roskomnadzor, alegou que o aplicativo estava sendo usado para “promover atividades extremistas da Fundação Anticorrupção (FBK)”.

De acordo com o New York Times, a eleição russa viu o atual partido governante reter uma maioria das cadeiras na câmara baixa do Parlamento.

via Reuters

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

LEGO Star Wars Battles é a novidade do dia no Apple Arcade

Próx. Post

Fotos: nova loja da Apple em NY tem área de retirada, Today at Apple renovado e mais

Posts Relacionados