Mais um dia, mais uma série de novidades anunciadas pelo Dropbox. Desta vez, os anúncios são pensados especialmente para os mercados avançado e empresarial — e a palavra de ordem, desta vez, é a colaboração entre equipes.
A primeira novidade é o Dropbox Capture, uma ferramenta de captura de tela para macOS e Windows que permitirá, com poucos cliques, fazer gravações da sua tela (ou de parte dela) e sincronizá-la com a sua conta do Dropbox e a de familiares ou colegas. Com isso, o compartilhamento de dicas, tutoriais, exposição de ideias e outros elementos úteis torna-se muito mais fácil.
Complementando a ferramenta de captura, teremos também o Dropbox Replay, um recurso de anotação e interação com vídeos — tanto os conteúdos compartilhados pelo Dropbox Capture ou quaisquer outros arquivos multimídia. Todas as pessoas de uma determinada equipe podem ter acesso ao vídeo e fazer interações com o arquivo, com timestamps de cada anotação, um sistema de comentários e abas listando as questões “abertas” e “resolvidas”.
Por fim, o Dropbox Shop permitirá que usuários montem pequenas lojas online, bem básicas, para vender o conteúdo digital salvo em suas contas do serviço. A página de produto pode ser criada com “três cliques”, segundo a empresa, e tem capacidade de exibir prévias, imagens, vídeos, áudios e o preço determinado pelo usuário. Ainda não há mais detalhes sobre taxas e outros elementos importantes da ferramenta, mas a novidade poderá ser interessante para artistas digitais e outras categorias de profissionais.
O Dropbox Capture já está em beta pública e pode ser testado por todos os usuários das versões pagas da plataforma. O Replay e o Shop, por sua vez, ainda estão em versões prévias fechadas — para testar as novidades, você precisa solicitar o acesso nessas páginas (Replay, Shop).
Vale notar que os recursos estarão disponíveis inicialmente apenas em inglês.