Pelo visto, as mudanças implementadas pela Apple no Face ID dos iPhones 13 são maiores do que imaginávamos. Algo que desde o iPhone X sempre foi possível, que é o reconhecimento facial de pessoas utilizando máscaras de pressão contínua nas vias nasais/aéreas (também conhecidas como CPAP, ou continuous positive airway pressure), não está mais funcionando nos novos devices.
Como esse tipo de máscara não bloqueia uma porção do rosto por completo (como as máscaras faciais comuns), muitos conseguiam utilizá-las com o Face ID. Com os novos aparelhos, não mais — e não se sabe se esta é uma limitação do Face ID dos iPhones 13, o qual teve seus componentes reduzidos, ou se é apenas um bug do novo sistema.
Colin Hughes, um usuário da Apple que sofre de distrofia muscular severa e precisa usar a máscara durante grande parte do dia, disse que o Face ID costumava funcionar de maneira confiável com a máscara em aparelhos anteriores, mas esse não é o caso com o iPhone 13 Pro.
Isso é um problema, visto que diversas pessoas que já utilizavam perfeitamente esse tipo de máscara com o Face ID passaram a não poder usufruir do sistema. iPhones antigos continuam a realizar o desbloqueio de forma normal.
Esse tipo de máscara é utilizada por pessoas com algum problema respiratório e pode ser usada somente em alguns momentos (como na hora de dormir, para pessoas com apneia do sono) ou durante todo o dia. O problema, contudo, não está afetando todos que utilizam esse tipo de máscara — nos casos em que é possível, é necessário treinar o sistema para o reconhecimento.
Hughes já possui uma certa relação com a Apple, então, caso isso seja uma limitação de software, pode ser que a empresa leve a sua reclamação e as de outros usuários em consideração.
via 9to5Mac