Sem dúvida, uma das principais dores de cabeça para a Apple tem sido o aumento no número de apps fraudulentos em sua loja. Nos últimos meses, desenvolvedores como Richard Mazkewich têm relatado uma série de golpes na App Store, mas apenas no Twitter.
Isso se deve ao fato de que a Maçã havia removido a opção dedicada para usuários relatarem problemas com aplicativos — embora a opção de denunciar golpes e fraudes sequer existisse. Pois, segundo o The Verge, a companhia voltou *silenciosamente* com uma versão melhorada do longínquo botão “Relatar um Problema”.
Para quem não lembra, a opção estava disponível e sumiu repentinamente. E, convenhamos: além de ser bastante incompleta, só aparecia se você já tivesse comprado o app — ou melhor, caído no golpe.
A nova opção, presente no fim das seções “Jogos” e “Apps”, também aparece abaixo da “Política de Privacidade” em todas as páginas de aplicativos, mas ainda não está disponível em todos os países — há relatos de que ela já foi vista nos Estados Unidos e na Austrália.
Tocando no botão, o usuário é levado a uma página de suporte da Apple, onde é preciso logar novamente e, finalmente, reclamar do app fraudulento que quiser em uma opção dedicada, chamada “Denunciar um golpe ou fraude”.
Tocando [na opção] nos leva para cá. Perceba a opção “Denunciar um golpe ou fraude”.
Como sabemos, a App Store tem estado sob grande escrutínio nos últimos meses. Desenvolvedores não apenas têm relatado golpes, como também têm reclamado que a Apple supostamente estaria intimidado aqueles que tentam negociar com ela.
Um desses exemplos é o próprio Kosta Eleftheriou, que processou a Maçã em março passado por “abuso de poder, monopólio e por permitir apps fraudulentos em sua loja”. Recentemente, ele acusou a empresa de copiar o FlickType, um de seus apps mais famosos.
Com esse número de problemas crescente (e aumentado a cada dia), trazer de volta à App Store o botão de “Relatar um Problema” junto à opção de “Denunciar um golpe ou fraude” faz bastante sentido. Mas será que é tarde demais?
Atualização, por Rafael Fischmann06/10/2021 às 11:57
A Apple confirmou hoje a estreia do recurso, mas inicialmente ele estará disponível apenas nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália e na Nova Zelândia — tanto no iOS/iPadOS 15 quanto no macOS Monterey 12.
Para usuários do resto do mundo, enquanto o recurso não for lançado na App Store, relatos sobre golpes/fraudes podem ser feitos pelo site reportaproblem.apple.com.