De acordo com o South China Morning Post, a Apple perdeu recentemente mais um processo contra a Huawei, o qual buscava bloquear o uso da marca “MatePod” em um dos novos fones de ouvido da empresa chinesa. Em junho, a Apple já havia sido derrotada em um embate judicial que tentava impedir o uso da marca em peças publicitárias pela gigante de Shenzhen.
Desta vez, a Maçã afirmou no processo que a Huawei “copiou de forma maliciosa” sua famosa marca registrada “Pod” — presente em produtos como AirPods e o clássico iPod — o que, segundo ela, poderia causar danos à sociedade e confundir consumidores. Contudo, autoridades chinesas alegaram não haver provas suficientes que sustentem o plágio.
O Escritório de Marcas Registradas da Administração de Propriedade Intelectual da China (CNIPA), órgão responsável pelo caso, disse que, apesar de existirem semelhanças entre o público-alvo e a categoria dos produtos das duas linhas, tanto a grafia quanto a sonoridade das duas marcas são suficientemente distintas para que não haja confusão.
Com a decisão a seu favor, a Huawei segue com o direito de lançar produtos estampados com a marca “MatePod”, assim como veiculá-la em anúncios. No entanto, a Apple ainda pode apelar ao CNIPA para que o órgão reabra o caso e reconsidere a decisão. Perguntada pelo SCMP, a Huawei se recusou a comentar o caso, enquanto a Apple ainda não deu uma resposta.
Essa notícia chega na mesma semana em que a Maçã apresentou os AirPods de terceira geração com novidades no design e novos recursos de áudio. A Apple lidera o mercado chinês de fones sem fio, dominando cerca de 15,6% de todas vendas, seguida pela Huawei (8,8%) e pela Xiaomi (8,4%), segundo relatório recente da IDC.
Preço parcelado: R$1.399,00 em até 12x
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via Patently Apple