O melhor pedaço da Maçã.
Conceito de iOS 16 por the Hacker 34

Conceito do iOS 16 tem ícones personalizáveis e widgets interativos

O iOS 16 ainda está bem longe de ser anunciado, mas alguns fãs já começaram a imaginar quais melhorias a próxima iteração do sistema que equipa os iPhones poderá trazer.

Publicidade

Esse é o caso do artista the Hacker 34, que compartilhou em seu canal no YouTube um conceito bastante interessante do futuro sistema, expondo várias de suas ideias para itens como tela de Início e widgets.

YouTube video

Nova tela bloqueada sempre ativa

O primeiro item reimaginado pelo artista foi a tela bloqueada, que ganharia um novo modo always-on similar ao do Apple Watch — algo que, inclusive, era esperado ainda para o iPhone 13.

Nela, é possível conferir notificações rápidas como existência de mensagens não lidas, a temperatura e eventos do calendário, além, é claro, das horas.

Outra mudança proposta seria a personalização dos botões de atalho, localizados na parte inferior da tela bloqueada — hoje dedicados à lanterna e à câmera. No vídeo, é possível ver ambos sendo utilizados para outras aplicações, como o app Telefone e o Mensagens, por exemplo.

Multitarefa

Uma das principais reclamações de donos de iPhones (principalmente os de modelos Max) é a inexistência de um modo multitarefa com a tela dividida, similar à Split View do iPadOS.

O conceito, por sua vez, imagina não só a adição dessa funcionalidade como também propõe alguns extras. O primeiro deles são as janelas de aplicativos, as quais podem ser posicionadas em qualquer lugar da tela e sobrepostas a outros aplicativos, assim como no macOS.

Além disso, o Dock deixaria de ser fixo na parte de baixo da tela de Início e pode ser invocado a qualquer momento pelo usuário de qualquer canto da tela.

Nova Central de Controle e widgets interativos

Outra mudança proposta diz respeito à Central de Controle, que no vídeo aparece com comandos mais compactos e posicionados na horizontal. Ademais, é possível notar a adição das Smart Stacks (já presente em widgets) na Central de Controle, permitindo que usuários agrupem os botões em uma única caixa.

Outra novidade seriam os widgets interativos, algo para o qual o iOS ainda não tem suporte. Haveria, inclusive, outra opção de tamanho para eles, contando com apenas um ícone de altura e dois de largura — os quais poderiam ser posicionados em qualquer lugar da tela.

Criptomoedas na Carteira (Wallet)

Embora a Apple já tenha demonstrado certo interesse em criptomoedas no passado, o suporte a esse tipo tecnologia ainda parece estar longe de chegar ao iPhone, especialmente ao app Carteira.

Pensando nisso, o YouTuber imaginou como a tecnologia seria adotada caso o app ganhasse essa funcionalidade — contando, inclusive, com uma área totalmente dedicada a criptomoedas.

Pacotes de ícones

Por fim, há quem ainda sinta saudade dos clássicos ícones do iOS 6, ou até mesmo prefira a nova linguagem visual adotada recentemente pelo macOS Monterey (menos flat do que a usada hoje no iOS).

Tendo isso mente, o artista propôs a adição de um sistema de pacotes de ícones, o qual daria a possibilidade mudar completamente a cara do sistema. Para tal, seria necessário acessar os Ajustes, onde, então, seria possível escolher entre uma lista de opções de visuais diferentes.


Ufa! E essas foram todas as mudanças propostas por the Hacker 34, que se apoiou em vários pedidos antigos de usuários do iOS para criar esse conceito.

Por enquanto, temos que nos contentar com o iOS 15, lançado em setembro junto aos iPhones 13, mas quem sabe não veremos algumas dessas ideias sendo implementadas na próxima WWDC, não é mesmo? 😃

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Carregador MagSafe com ventoinha se diz o mais rápido do mundo

Próx. Post

Luna Display integra Macs/PCs e ganha suporte a 4K/5K

Posts Relacionados