O melhor pedaço da Maçã.

Nova versão do Telegram tem tradutor, reações e até spoilers

Mais uma boa atualização para o mensageiro preferido de todo mundo que detesta o WhatsApp
Reações e spoilers no Telegram

A segurança do Telegram pode ter sido contestada nesta semana, mas seus recursos continuam navegando de vento em popa: hoje, o mensageiro anunciou mais uma série de novidades — é nada menos que a 12ª grande atualização do aplicativo no ano, segundo seus desenvolvedores.

Publicidade

Vamos conferir o que veio desta vez!

Reações

As novidades começam com as reações rápidas — isto é, emojis que você pode usar para “responder” à mensagem de outra pessoa sem necessidade de escrever ou enviar novas mensagens. Tocando duas vezes na mensagem desejada, você reage com o seu emoji padrão, que a princípio é o joinha (👍); nas configurações do app, você pode trocar seu emoji padrão, caso queira.

Tocando e segurando na mensagem, você pode rolar por outros emojis para escolher a reação apropriada, como um coração, um foguinho, um sorriso ou um rosto choroso.

Publicidade

As reações são ativadas por padrão nas conversas individuais, mas precisam ser ativadas pelos administradores nos grupos e canais. Os admins podem escolher quais emojis de reação estarão disponíveis por ali — num grupo de trabalho, por exemplo, você pode limitar as reações ao 👍 e ao 👎 para manter o ambiente… digamos, respeitoso.

Spoilers

Quer discutir os acontecimentos de um filme, série ou livro num grupo, mas nem todas as pessoas ali presentes já conhecem o final da obra em questão? Nada tema: agora, o Telegram oferece uma formatação especial para spoilers.

Você pode escrever sua mensagem normalmente e, antes de enviá-la, selecionar a parte que quiser ocultar. Aí, basta formatá-la como spoiler (da mesma forma que você formataria em negrito ou itálico, por exemplo) e ela aparecerá na conversa de forma borrada, ilegível — quem quiser ler o spoiler só precisa tocar na mensagem para revelá-la.

Publicidade

Os spoilers também ficam ocultos na lista de conversas e nas notificações. Muito bacana — o Telegram já tem bots que permitem isso há algum tempo, mas é legal ver o recurso tornar-se nativo.

Tradução de mensagens

Se você participa de grupos ou canais com pessoas que escrevem em múltiplos idiomas, possivelmente já teve de recorrer a um tradutor externo para se comunicar com alguma delas. Agora, isso não é mais necessário: o Telegram traz uma ferramenta de tradução embutida, que você pode usar em qualquer mensagem.

O recurso integra-se à ferramenta de tradução de cada sistema — e, por isso, está disponível apenas no iOS 15 ou superior, no caso dos dispositivos da Apple. O botão de traduzir estará disponível ao tocar em qualquer mensagem, mas você pode configurar os idiomas que fala fluentemente para que o Telegram oculte o botão nas mensagens escritas nessas línguas.

Outras novidades

Além disso, o Telegram agora permite que você gere códigos QR não apenas para o seu perfil, mas para qualquer perfil público, grupo, canal ou bot na rede — ideal para compartilhar aquilo que você mais gosta no mensageiro.

No Mac, especificamente, os menus contextuais foram redesenhados com ícones e um novo design, mais integrado à linguagem visual do macOS Monterey.

Publicidade

Por fim, uma série de novos emojis ganharam versões interativas (aqueles que ganham animações quando enviados de maneira avulsa numa conversa). Entre eles, temos o famigerado foguinho, o cristal de neve e a carinha sorridente.

O Telegram, como de costume, está disponível gratuitamente na App Store.


Ícone do app Telegram Messenger
Telegram Messenger de Telegram FZ-LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.11.1 (167.6 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Telegram
Telegram de Telegram Messenger LLP
Compatível com Macs
Versão 10.10.2 (100.9 MB)
Requer o macOS 10.13 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tumblr bane quase 450 tags para se manter na App Store

Próx. Post

Jailbreak: unc0ver 8 suporta iPhones rodando o iOS 14.6-14.8

Posts Relacionados