O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Malware, vírus, ransomware
Shuterstock.com

SysJoker: novo malware multiplataforma é identificado

Pesquisadores da firma de segurança Intezer afirmaram ter identificado um novo malware capaz de atacar não só Macs, mas também PCs com Windows e Linux. Intitulado SysJoker, acredita-se que seu desenvolvimento tenha sido iniciado na metade de 2021 — e ele foi identificado pela primeira vez em um teste conduzido em uma máquina Linux.

Publicidade

De acordo com os pesquisadores, a ameaça foi escrita em C++ e se trata de um código do tipo “binário universal” compatível tanto com máquinas Intel quanto ARM64 — o que inclui Macs equipados com os chips M1, M1 Pro e M1 Max. Ademais, o malware parece funcionar da mesmíssima forma no macOS e no Windows.

Quando executado, o software malicioso se autocopia para a biblioteca do usuário, onde se disfarça de uma atualização do sistema — o que garante sua permanência na máquina. Após isso, o SysJoker tenta baixar um arquivo de uma conta no Google Drive, sendo capaz, até mesmo, de compactar e descompactar o documento sozinho, dependendo dos comandos efetuados por um servidor específico.

Por enquanto, o propósito do malware ainda é desconhecido, mas a Intezer alertou que ele pode ser usado tanto em casos de espionagem quanto em ataques do tipo ransomware. A firma caracterizou o SysJoker como “avançado” e disse, ainda, que esse pode ser um considerado um caso raro — uma vez que a esmagadora maioria dos malwares existentes buscam se aproveitar de vulnerabilidades específicas de cada sistema operacional.

Publicidade

Ainda não está claro como um usuário pode ser infectado pelo malware — felizmente, alguns softwares de antivírus já parecem serem capazes de identificar a ameaça.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Powerbeats Pro

Powerbeats Pro são alvo de processo por bateria "enganosa"

Próximo Artigo
Bird Alone

Promoções na App Store: Bird Alone, Teslagrad, Earth 3D e mais!

Posts Relacionados