O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp começa a testar nova interface para a câmera [atualizado]

O WhatsApp não para de testar novos recursos tanto para a versão padrão de seu aplicativo quanto para a edição corporativa do mensageiro, o WhatsApp Business.

Publicidade

Na última semana, o WABetaInfo divulgou um trio de novidades encontradas nas versões beta mais recentes do app que dão um gostinho do que está por vir nas suas próximas atualizações.

Vamos dar uma olhada?

Interface da câmera

A primeira novidade identificada pelo WABetaInfo na última semana diz respeito à versão 22.4.0.72 do mensageiro, liberada para usuários do WhatsApp beta através do TestFlight e que traz uma nova interface para a câmera dentro do aplicativo.

Publicidade

Como é possível ver nas capturas de tela abaixo, a nova interface não possui mais o carrossel com os itens mais recentes da galeria do usuário para fácil acesso, antes posicionado acima do botão do obturador. Ainda não se sabe, contudo, o motivo da mudança, já que ela implicará em ainda mais toques para que o usuário possa enviar um arquivo. O fato é que, com ela, a interface ficou ainda mais simples, limitando-se aos comandos básicos da câmera.

A nova interface também traz ícones redesenhados para o botão que abre a galeria completa do usuário e para o botão de troca de câmeras, localizados na parte inferior da tela. Enquanto o segundo conta com visual bastante semelhante ao anterior, o primeiro agora mostra uma miniatura do arquivo mais recente no rolo da câmera do smartphone.

Embora esteja limitada, pelo menos por ora, para smartphones iOS, a nova interface também deverá chegar ao Android, afirmou o site.

Comunidades

Outra novidade bastante interessante flagrada pelo WABetaInfo faz referência ao vindouro recurso de Comunidades, rumorado há bastante tempo para o mensageiro da Meta e que dará mais controle para administradores durante o gerenciamento de diversos grupos.

Publicidade

Desta vez, o WABetaInfo encontrou uma nova captura de tela do que parece ser a apresentação feita pelo WhatsApp para o novo recurso, a qual conta com uma breve explicação dos principais detalhes da novidade.

Além de fornecer uma rápida descrição das comunidades, o texto exibido também confirma a possibilidade de enviar uma mensagem para vários grupos ao mesmo tempo, facilitando a divulgação de anúncios entre grupos relacionados, por exemplo. A mesma tela também foi encontrada na versão de Android do aplicativo.

Publicidade

Por se tratar de um recurso em uma fase mais inicial de seu desenvolvimento, as Comunidades ainda não estão disponíveis nem mesmo para usuários do WhatsApp beta, mas é esperado que elas sejam lançadas em um futuro próximo. A descoberta em questão foi feita na versão 22.4.0.75.

Fotos de capa

Ao que tudo indica, contas Business do WhatsApp poderão adicionar fotos de capa em seus perfis do mensageiro em um futuro próximo. Pelo menos é isso que apontam duas novas capturas de telas divulgadas pelo WABetaInfo da última versão beta do aplicativo corporativo do WhatsApp.

Como é possível ver nas imagens abaixo, o aplicativo permite adicionar uma imagem de capa através de um novo botão posicionado logo ao lado da foto de perfil do negócio. É possível selecionar uma imagem já existente da galeria do smartphone ou tirar uma nova foto direto do mensageiro.

O veículo nota ainda que, embora as capturas tenham sido feitas em um dispositivo iOS, o mensageiro também planeja trazer a novidade para a versão de Android do WhatsApp Business.

Assim como as comunidades, as fotos de capa não estão disponíveis nem mesmo para usuários beta por se tratar de um recurso ainda em desenvolvimento interno. No entanto, é esperado que essa novidade se mantenha exclusiva para o WhatsApp Business.

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro21/02/2022 às 16:30

O WABetaInfo trouxe, hoje, novas informações sobre os testes envolvendo a interface da câmera do WhatsApp. De acordo com eles, a plataforma voltou a usar a barra de imagens acima dos botões de controle da câmera.

Aparentemente, alguns usuários reclamaram da visualização anterior (em que a barra de mídia rolável havia sido ocultada) porque eram “necessárias mais ações para enviar imagens e vídeos”. Boa notícia para esses usuários, portanto.

De qualquer forma, os testes continuam no mensageiro.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.6.77 (214.7 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app WhatsApp Business
WhatsApp Business de WhatsApp Inc.
Compatível com iPhones
Versão 24.6.77 (228.1 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ministro do STF defende bloqueio do Telegram no Brasil

Próx. Post

App Suporte da Apple agora mostra preços de reparo

Posts Relacionados