No início do mês, o que parecia ser uma simples piada de 1º de abril acabou tornando-se a confirmação de que um dos recursos mais pedidos pelos usuários do Twitter estaria, de fato, a caminho — refiro-me, claro, ao recurso de editar tweets já publicados.
Ao mesmo tempo em que a notícia foi vista com entusiasmo por uma parcela dos usuários, outra apontou possíveis preocupações com a funcionalidade — que, se mal implementada, poderia gerar problemas com manipulação de tweets virais ou interações entre pessoas públicas. A boa notícia de hoje, portanto é que (pelo visto) o Twitter sabe da responsabilidade que tem nas mãos.
De acordo com a pesquisadora Jane Manchun Wong, a ferramenta de editar tweets incluirá um histórico de todas as mudanças feitas naquela postagem em particular — desta forma, qualquer usuário poderá checar as edições feitas pelo autor do tweet.
Mais que isso, a edição não será bem uma edição em si, mas uma substituição. Isto é, toda vez que você editar um tweet, uma nova postagem será criada e substituirá a original — isto é, o ID do tweet (que é único para cada postagem) será outro, e todos os tweets ligados àquela postagem original estarão relacionados na lista de mudanças, criando assim o histórico de edições.
Ainda não está claro como a rede lidará com as questões “externas” ao tweet, como URLs compartilhadas anteriormente ou postagens incorporadas em artigos e sites.
De qualquer forma, já é possível ter uma ideia de como o recurso funcionará — e não há nenhum mistério aqui: conforme compartilhado pelo desenvolvedor Nima Owji, você poderá editar seus tweets simplesmente clicando/tocando no botão correspondente no menu contextual daquela postagem.
Obviamente, convém aguardar antes de cravar quaisquer previsões sobre o recurso de editar tweets — ele ainda está em fase de desenvolvimento e ainda não sabemos quando ele será liberado para todos os usuários, por exemplo. Ainda assim, parece que a coisa enfim está tomando forma.
via 9to5Mac