O melhor pedaço da Maçã.
FellowNeko / Shutterstock.com
Apple Music

Bug no iOS “expulsa” apps do Dock para botar o Apple Music

Falha ou priorização indevida?

Uma falha no iOS 15 começou a chamar atenção de alguns usuários nos últimos dias — e, mais grave que isso, levantar suspeitas de mais um (possível) caso no qual a Apple estaria irregularmente priorizando seus próprios serviços sobre apps de terceiros. Desta vez, toda a polêmica gira em torno do aplicativo Música, que reúne o Apple Music e sua biblioteca local no iPhone/iPad.

Publicidade

Mais precisamente, usuários que removeram o aplicativo anteriormente dos seus dispositivos notaram um comportamento estranho ao baixá-lo novamente na App Store: por algum motivo, ao ser reinstalado, o Música está sendo colocado “à força” no Dock do iPhone/iPad, sem que o usuário realize nenhuma ação do tipo.

O desenvolvedor Kevin Archer notou a falha e a expôs no Twitter:

O exemplo de Archer é notável porque o Música “expulsou” do Dock justamente o Spotify, seu maior concorrente. Entretanto, a falha tem toda cara de bug, mesmo: ao ser baixado novamente, o aplicativo sempre ocupa a extremidade direita do Dock (que é seu local padrão ao ligar o iPhone pela primeira vez), expulsando qualquer app — nativo ou de terceiros — que esteja por lá.

Publicidade

O 9to5Mac analisou códigos do iOS 15 e confirmou que há um arquivo interno que designa a “posição padrão” de cada app nativo na tela inicial após o primeiro boot do iPhone. A falha, portanto, deve estar relacionada a esse arquivo — e ao fato de que ninguém na equipe da Apple se lembrou que os apps nativos do aparelho já podem ser deletados desde o iOS 10. 😝

De qualquer forma, a falha está dando pano pra manga — e críticos ferozes dos comportamentos supostamente predatórios da Apple, como Tim Sweeney (CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Epic Games), já se pronunciaram:

Acabei de verificar no iOS 15.4.1. Com o Spotify instalado e no Dock, a instalação do Música removeu o Spotify do Dock e colocou o Música lá — sem perguntar nada. Isso acontece mesmo sem você abrir o aplicativo, então a Apple claramente manipulou o SISTEMA OPERACIONAL para fazer isso!

A Apple confirmou ao 9to5Mac que se trata de um bug e está investigando o assunto — provavelmente o corrigirá na próxima atualização de software, que poderá ser o iOS 15.5, o qual está na sua quarta versão beta.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple se une a fintech para apoiar comunidades negras nos EUA

Próx. Post

Apple TV+: Aisha Tyler entra para “The Last Thing He Told Me”

Posts Relacionados