A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, anunciou hoje que irá transmitir todos os 64 jogos da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 através do seu serviço de streaming, o FIFA+, gratuitamente no Brasil. Essa decisão, de acordo com o Minha Operadora, faria parte de um teste da organização para futuros torneios.
O FIFA+ já aparece como uma das plataformas oficiais no site da Copa, junto a canais do grupo Globo que, apesar de ainda deter a exclusividade da transmissão nas TVs aberta e fechada, já não possui mais o monopólio das partidas nas plataformas digitais. Quem cuidará da transmissão será a LiveMode, que já está montando as equipes de narração e de comentário.
O serviço de streaming dividirá 22 das 64 partidas do mundial com o YouTube, que terá o canal do streamer Casimiro Miguel como o anfitrião das partidas. O restante do torneio poderá ser assistido tanto pelo FIFA+, lançado ainda em abril deste ano, quanto pelo ge.globo.com e pelo Globoplay.
A ideia da FIFA seria usar o mercado brasileiro como uma forma de testar a lucratividade e a audiência das transmissões ao vivo, uma vez que a maioria dos outros mercados contam com contratos de exclusividade para a Copa do Mundo. Dependendo do resultado, é possível que a entidade passe a limitar os contratos de exclusividade para a Copa do Mundo de 2026 e se torne, também, de uma vez por todas, uma distribuidora de conteúdo.
A Copa do Mundo da FIFA Catar 2022, vale notar, começará já no próximo 20/11 e irá até o dia 18/12, quando acontecerá a grande final. A partida de abertura será entre a seleção do país sede e a do Equador, no Estádio Al Khor, às 13h (horário de Brasília).
Boa notícia, não? ⚽️
dica do Márcio Cobelli