O melhor pedaço da Maçã.

macOS tem curioso documento sobre Bitcoin escondido [atualizado]

PalSand / Shutterstock.com
Bitcoin e logo da Apple

O macOS é repleto de arquivos internos que muitos usuários (eu diria até que a maioria absoluta) não conhecem — simplesmente pelo fato de não serem necessários no uso diário.

Publicidade

No entanto, alguém que realmente analisou esses documentos encontrou algo, no mínimo, curioso: em todas as versões do macOS lançadas a partir de 2018, a Apple inclui um documento sobre Bitcoin com autoria de Satoshi Nakamoto — pseudônimo utilizado pelo(s) criador(es) da moeda virtual — e ninguém parece saber o porquê.

Por que o macoOS vem com o white paper do Bitcoin? Engenheiro desonesto da Apple?

A (re)descoberta foi feita recentemente pelo desenvolvedor Andy Baio, que se deparou com o documento PDF enquanto tentava consertar um problema com sua impressora. Ele, porém, não foi a primeira pessoa a notar o arquivo, que já havia sido visto por um designer em 2020.

Ok, encontrei isso em /System/Library/Image Capture/Devices/
.
Estranhamente, há também um PDF do documento original do Bitcoin.

Qualquer pessoa com um Mac rodando o macOS Mojave 10.14 ou posterior pode ver o PDF digitando o seguinte comando no Terminal:

open /System/Library/Image\ Capture/Devices/VirtualScanner.app/Contents/Resources/simpledoc.pdf

O arquivo em questão é usado como um documento de amostra para um dispositivo chamado VirtualScanner, cuja finalidade também intriga, localizado no diretório do utilitário Captura de Imagem (Image Capture) do macOS.

O documento também pode ser localizado por meio do Finder em Macintosh HD » Sistema » Biblioteca » Image Capture » Devices » VirtualScanner (clique com o botão direito para abrir o Conteúdo do Pacote) » Contents » Resources. O documento é intitulado simpledoc.pdf.

Não se sabe por que a Apple escolheu justamente esse como documento de amostra. Segundo Baio, alguém registrou o arquivo como um problema internamente há quase um ano, atribuindo-o ao mesmo engenheiro (cujo nome não foi revelado) que o adicionou ao macOS — e essa pessoa não tomou nenhuma ação ou comentou sobre o problema desde então.

Publicidade

Veremos se alguma explicação surgirá agora que o caso está atraindo bastante atenção na mídia.

Atualização, por Bruno Cardoso25/04/2023 às 18:52

Como notado pelo 9to5Mac, depois de mais de quatro anos escondido no macOS, o documento finalmente foi removido do sistema com a chegada da terceira beta do macOS Ventura 13.4, liberada hoje.

A Apple não chegou a comentar a finalidade do documento e nem explicou a razão pela qual ele só foi removido agora. Entretanto, é possível que a atenção levantada pela sua (re)descoberta tenha feito os desenvolvedores da empresa lembrarem da existência do misterioso PDF.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone 13 de 128GB com 26% de desconto

Próx. Post

WhatsApp retoma testes de opção para manter mensagens temporárias

Posts Relacionados