O melhor pedaço da Maçã.

IA do Opera ganha integração com o Gemini, LLM do Google

A Aria, inteligência artificial generativa do Opera, está ganhando hoje algumas novidades. Foi anunciada uma parceria com a Google Cloud, de modo que os modelos do Gemini (IA do Google) serão integrados à ferramenta do navegador, que também ganhou recursos de geração e compreensão de imagens.

Publicidade

Originalmente, a IA do navegador era baseada nos modelos da OpenAI, embora use mais de 150 LLMs 1Large language models, ou grandes modelos de linguagem. para proporcionar uma melhor experiência. Apesar da integração com o Gemini, pensada para oferecer mais desempenho e informações, a Aria continuará funcionando com o motor empurrado por múltiplos modelos de IA para personalizar a experiência dos usuários a partir das suas necessidades.

Como resultado da parceria com o Google Cloud, também foram lançados, na versão Opera One Developer, recursos grátis de geração de imagens a partir de comandos e reprodução das respostas em áudio, simulando uma conversa. O primeiro usa o modelo Imagen 2, da Vertex AI — desenvolvido por uma subsidiária da gigante de Mountain View, a DeepMind. Já o segundo usa um modelo de texto para áudio do Google.

Além disso, a Aria ganhou uma função de compreensão de imagens. É possível fazer o upload de imagens no chat localizado na barra lateral e perguntas sobre as fotografias, podendo-se enviar até três imagens simultaneamente. O recurso também é exclusivo para a versão do navegador para desenvolvedores, ao menos por ora.

O recurso conta com diversas capacidades. Elas incluem identificar locais famosos e fornecer informações sobre ele, assim como objetos e construções genéricas, como turbinas eólicas — também explicando do que se trata. Pode-se até mesmo fazer o upload fotos com anotações em papel para que a Aria faça tarefas como construir códigos ou resolver equações.

Há, ainda, uma funcionalidade para combinar os recursos de compreensão e geração de imagens. É possível enviar uma imagem de um desenho feito à mão e, a partir dele, a Aria interpreta o que você deseja e gera uma imagem. No lugar de um comando, há a possibilidade de inserir um esboço e um pequeno texto para chegar ao resultado desejado.

A companhia afirmou, por fim, que abriu recentemente um cluster de dados de IA na Islândia, o qual funciona com energia renovável e com hardware NVIDIA DGX, para poder expandir os seus recursos de IA.

A Aria está disponível nas versões para desenvolvedores dos dois navegadores da empresa, o Opera One e o Opera GX, bem como no aplicativo para iOS.


Ícone do app Navegador Opera e VPN Privada
Navegador Opera e VPN Privadade Opera Software AS
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 4.7.0 (78.6 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App StoreCódigo QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Large language models, ou grandes modelos de linguagem.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Job Simulator e Vacation Simulator ganham versões para o Vision Pro

Próx. Post

Apple Watch terá desafio em celebração ao Dia Mundial da Corrida

Posts Relacionados