O melhor pedaço da Maçã.
9to5Mac
Novidades no app Mensagens

Mensagens terá RCS, formatação, agendamento, envio por satélite e mais no iOS 18, no iPadOS 18 e no macOS Sequoia 15

O app Mensagens (Messages), como já mencionamos, é um dos que ganharão novidades importantes com as futuras versões dos sistemas operacionais da Apple, os quais foram anunciados ontem na abertura da WWDC24 e deverão ser liberados oficialmente em setembro/outubro.

Publicidade

O aplicativo de mensagens oficial da Apple ganhará coisas como formatação, emojis ilimitados para os Tapbacks, a possibilidade de agendar mensagens ou enviá-las via satélite, bem como o tão aguardado suporte ao protocolo RCS 1Rich communications service, ou serviço de comunicação rico., já presente em smartphones com Android.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas novidades?

Suporte ao RCS

Embora tenha sido anunciado como uma mera nota de rodapé durante a keynote, o suporte ao RCS é certamente uma das novidades mais importantes para o app, visto que poderá impactar fortemente na comunicação em países que o usam como mensageiro principal — inclusive, capaz até mesmo de influenciar no market share desse tipo de app.

Publicidade

A Apple ainda não forneceu mais detalhes sobre como se dará esse suporte — e também não podemos vê-lo na prática, já que a novidade ainda não está disponível na beta do iOS 18 —, mas uma captura de tela divulgada pela empresa confirma que as mensagens trocadas usando o protocolo contarão com as polêmicas “bolhas verdes” já utilizadas para o SMS.

A captura mostra um dos principais destaques do RCS em relação ao SMS — a possibilidade de enviar imagens em alta qualidade e até mesmo áudio — e também deixa claro que haverá uma indicação no campo de digitação para destacar que as mensagens estão sendo trocadas pelo protocolo alternativo ao padrão (que é o usado pelo iMessage).

Formatação de texto e efeitos especiais

Um recurso que está disponível há um bom tempo em mensageiros populares como Telegram e WhatsApp é a formatação de texto. Ela finalmente chegará ao app Mensagens, permitindo aos usuários destacar determinado trecho da mensagem deixando-o em negrito, itálico, sublinhado ou tachado.

Mas essa não é a única novidade que vai nessa linha, visto que agora será possível aplicar efeitos em determinados trechos de mensagens ou palavras específicas. Atualmente, é até possível aplicar uma série de efeitos a mensagens, mas eles não estão disponíveis em parte da mensagem, apenas nela por completo.

Publicidade

Já estão disponíveis na beta para desenvolvedores os seguintes efeitos:

  • Grande
  • Pequeno
  • Sacudida
  • Aceno
  • Explosão
  • Ondulação
  • Realce
  • Tremor

Tapbacks com emojis

Atualmente, as opções de Tapbacks (como são chamadas as reações do app Mensagens) se limitam a apenas seis: coração, polegar para cima, polegar para baixo, “ha ha”, pontos de exclamação e ponto de interrogação. Essa limitação finalmente chegará ao fim com o iOS 18, o iPadOS 18 e o macOS Sequoia 15.

Isso porque será possível reagir a elas tanto com esses Tapbacks já existentes (os quais ganharam cores diferenciadas) quanto com diferentes emojis. Embora alguns deles já estejam dispostos ao lado dessas reações tradicionais, é possível adicionar qualquer novo emoji tocando no novo botão dedicado presente no app.

Publicidade

Com a Apple Intelligente e os chamados Genmojis, será possível até mesmo gerar emojis totalmente únicos/personalizados e enviá-los como Tapbacks.

Agendamento de mensagens

Outra coisa já popular em outros softwares que chegará em breve ao Mensagens será a possibilidade de agendar uma mensagem para que ela seja enviada somente em determinado horário desejado — sem precisar definir um lembrete externo ou algo do gênero para isso.

Agendar uma mensagem será muito fácil: bastará tocar no botão “+” presente ao lado da mensagem e escolher a opção “Enviar Depois” para que o seletor de data e hora seja exibido a fim de permitir a definição do horário desejado para o envio da mensagem.

Pré-visualização de links aprimorada

Embora o iMessage já forneça uma prévia do conteúdo na página de destino quando determinado link é enviado, com o iOS 18 e os outros sistemas será possível visualizá-la antes mesmo do envio da mensagem!

Após colar ou digitar o link, ele se transformará automaticamente na pré-visualização, a qual permite visualizar boa parte do conteúdo de um tweet, por exemplo, como mostrado na captura de tela acima.

Mensagens via satélite

Sabe aquele local remoto ou aquela rodovia afastada onde é praticamente impossível encontrar sinal de alguma operadora móvel? Com o iOS 18 (e um iPhone 14 ou superior), será possível se conectar ao satélite para enviar mensagens em tais ocasiões.

O sistema móvel da Apple, vale recordar, já utilizava esse tipo de sinal para situações de emergência, mas agora ela será estendida para situações convencionais nas quais os usuários não estejam necessariamente em apuros, mas desejam manter a comunicação com alguém.

Esse recurso, ao contrário do SOS de Emergência via satélite, será pago. Até o momento, porém, a Apple não deu detalhes ou preços referentes ao serviço.

Recursos da Apple Intelligence

Prevista para ser disponibilizada apenas para aparelhos mais recentes, a Apple Intelligence (AI) trará ainda mais funcionalidades para o app Mensagens, como a possibilidade de gerar imagens utilizando inteligência artificial, por exemplo.

A outra grande novidade é o Image Playground, o qual permitirá gerar não apenas emojis, como também imagens de variados estilos com IA, as quais poderão ser enviadas diretamente do app para os seus contatos favoritos.


Embora muita coisa já seja comum em outros mensageiros, é interessante ver o app Mensagens correndo atrás com essas novidades, não acham?


Ícone do app Mensagens
Mensagens de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com Apple Watches
Versão 2.6 (1.7 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Rich communications service, ou serviço de comunicação rico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Intelligence não está disponível para teste e poderá ter lista de espera

Próx. Post

Apple dá mais detalhes do novo CarPlay em sessões na WWDC24

Posts Relacionados