O melhor pedaço da Maçã.
CarPlay com wallpaper personalizado

Um terço dos compradores de carros consideram o CarPlay essencial, aponta pesquisa

No ano passado, a General Motors tomou a decisão de deixar de incluir o CarPlay nos seus veículos elétricos. Essa mudança recebeu diversas críticas, inclusive de vendedores dos carros da montadora, os quais expressaram dúvidas e preocupações sobre o novo sistema da GM feito em parceria com o Google e a preferência dos consumidores pela opção da Apple.

Publicidade

Mas quão grande é essa preferência entre compradores de veículos, sejam eles elétricos ou a combustão? Foi buscando responder essa pergunta que a McKinsey & Company realizou um pesquisa, cujos resultados foram publicados pelo Automotive News. Ela avaliou as preferências de consumidores de carros, inclusive quanto ao sistema de informação e entretenimento.

De acordo com os dados coletados, 30% dos compradores de carros elétricos e 35% dos de carros com motores a combustão em todo o mundo consideram a falta da integração do veículo com o smartphone, seja pelo CarPlay ou pelo Android Auto, um fator impeditivo para a compra de um carro.

Caso fosse necessário pagar pela integração, a porcentagem dos que o fariam é de 17% entre os compradores de carros que funcionam com combustível e de quase 30% do outro grupo. O CarPlay e o Android Auto estão instalados em mais de 90% dos veículos em todo o mundo, embora as montadoras também estejam avançando nos seus sistemas próprios, inclusive de modo a reter controle sobre essa área.

Publicidade

Se a integração com smartphones não estivesse mais disponível nos veículos, apenas 35% dos respondentes da pesquisa disseram que passariam a usar o sistema nativo da montadora. Já 52% afirmaram que usariam apenas os próprios celulares, enquanto 14% comprariam carros de outras marcas.

Esses números são um diagnóstico da disputa entre as montadoras e a Apple/o Google pelos sistemas de informação e entretenimento presentes nos veículos. O tema está presente até mesmo no processo do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra a Apple por monopólio; o novo CarPlay, que ocupará mais espaço e controlará mais recursos do carro, é uma tentativa da Maçã de avançar nesse mercado, apesar da resistência de algumas montadoras.

A pesquisa da McKinsey & Company consultou mais de 30 mil consumidores em 15 países, os quais correspondem a mais de 80% das vendas globais de veículos.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ PDF ou Word? Descubra o formato ideal para enviar seu currículo

Próx. Post

Apple TV+ adquire direitos do filme “The Wives”, com Jennifer Lawrence

Posts Relacionados