A Apple anunciou hoje que o Apple Diagnostics for Self Service Repair (sua ferramenta que ajuda usuários a verificar a qualidade das peças utilizadas em reparos e identificar possíveis problemas em seus dispositivos) está disponível agora em 32 países do continente europeu, o que inclui o Reino Unido, a França, a Alemanha e os Países Baixos — ela não citou se Portugal está no bolo, mas imaginamos que sim.
Lançada no final do ano passado apenas nos Estados Unidos, a ferramenta dá aos usuários e à centros de reparos independentes o mesmo nível de informação sobre os componentes de um dispositivo que um Centro de Serviço Autorizado Apple. Além disso, segundo a empresa, ela suporta agora modelos de iPhones, Macs e o Studio Display, além de poder ser utilizada em 24 idiomas diferentes.
O Apple Diagnostics for Self Service Repair é fácil de usar: após iniciar uma sessão na ferramenta em um segundo dispositivo e seguir as instruções na tela, o usuário receberá uma espécie de relatório geral sobre a condição das peças do dispositivo que está sendo analisado. Assim, é possível saber exatamente quais componentes precisam de atenção.
Além de anunciar essa expansão, a Apple também aproveitou a ocasião para divulgar um whitepaper [PDF] no qual explica sua visão sobre a questão da reparabilidade. Nele, a empresa diz que está comprometida em projetar aparelhos com um bom equilíbrio entre reparabilidade e durabilidade.
Introduzido em 2022 em resposta ao movimento de Direito ao Reparo (Right to Repair), o Self Service Repair mira usuários que têm alguma experiência com o reparo de eletrônicos. A Apple ainda aconselha pessoas sem habilidade nessa área a procurar uma loja oficial ou um Centro de Serviço Autorizado Apple para consertar seus dispositivos.