O melhor pedaço da Maçã.

CEO da Rivian defende decisão da empresa de não adotar o CarPlay

Trong Nguyen / Shutterstock.com
Rivian

Embora boa parte das pessoas considere a presença do CarPlay como essencial na hora de comprar um carro, algumas fabricantes ainda resistem em adicionar o sistema da Apple ao portfólio de recursos dos seus veículos. Uma dessas empresas é a americana Rivian, cujo CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. , RJ Scaringe, falou um pouco mais sobre esse assunto em um podcast do The Verge.

Publicidade

Conversando com Nilay Patel, editor-chefe do site, Scaringe disse que a decisão de não oferecer suporte ao CarPlay tem a ver com objetivo da empresa de oferecer uma experiência consistente no sistema dos seus veículos. A ideia é que o usuário não precise alternar entre interfaces completamente diferentes para acessar recursos que não estão disponíveis no sistema da Maçã:

Adotamos a visão de que a experiência digital no veículo deve ser consistente e holisticamente harmoniosa em todos os pontos de contato. Para fazer isso, a ideia de fazer com que os clientes entrem ou saiam de um aplicativo que não controlamos e que não possui recursos profundos para aproveitar outras partes da experiência do veículo… por exemplo, se você estiver no CarPlay e quiser abrir o porta-malas frontal, terá que sair do aplicativo e ir para outra interface.

Não é consistente com a forma como pensamos sobre realmente criar uma experiência pura de produto.

Em vez disso, ainda de acordo com o executivo, a Rivian estaria seguindo outro caminho: o de oferecer recursos que as pessoas costumam esperar do CarPlay, mas de uma forma à la carte. Um exemplo disso seria a recente integração do sistema da montadora com o Apple Music, o que inclui até mesmo o suporte a músicas com Áudio Espacial (Spatial Audio).

É incrível ter o Apple Music no carro. Acabamos de lançar o YouTube no carro. Mas queremos ser os curadores [por trás] da inclusão de tantas plataformas e aplicativos diferentes no veículo. Seja YouTube ou Spotify ou Apple Music ou Prime Video. Acreditamos muito nisso, e acho que a maior reclamação hoje em relação à falta do CarPlay são as melhorias que precisamos fazer no mapeamento, que estão por vir.

Por fim, Scaringe também comentou a relação da Rivian com a Apple e fez mais uma consideração bastante interessante sobre o CarPlay:

Publicidade

Quero dizer, novamente, temos um ótimo relacionamento com a Apple. Eu gosto muito de seus produtos. Se eu me colocar no lugar da Apple, imagine que a Apple estava desenvolvendo um Mac, e havia alguém que tinha um aplicativo de software — digamos, talvez, Windows — e que dissesse: “Temos uma plataforma pronta para uso que todo mundo sabe como usar”, eles iriam colocar isso no carro? Eles teriam desenvolvido seu próprio iOS? Nós sabemos como isso aconteceu. Portanto, por mais que eu ame seus produtos, há um motivo que, ironicamente, é muito consistente com o espírito da Apple para querermos controlar o ecossistema.

Ainda sem uma data de lançamento confirmada, o “novo CarPlay” — apresentado pela Apple há dois anos, vale lembrar — promete assumir o controle de ainda mais funções dos veículos, o que talvez possa responder alguns dos pontos levantados pelo CEO da Rivian — pelo menos os que dizem respeito à consistência. Até agora, no entanto, apenas Porsche e Aston Martin se comprometeram a adotar a novidade.

O podcast completo com a entrevista com Scaringe pode ser conferido nesse link.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Donos de PlayStations podem obter 3 meses grátis do Apple TV+

Próx. Post

Apple é acusada de subnotificar casos de abuso infantil em suas plataformas

Posts relacionados