O melhor pedaço da Maçã.
Teste de bateria

Teste de bateria coloca o M3 Pro frente a frente com o Snapdragon X Elite

Promessa da Qualcomm para bater o Apple Silicon, o processador Snapdragon X Elite foi colocado frente a frente com um chip da Maçã em um comparativo de bateria do canal PhoneBuff. Para o teste, foi usado um MacBook Pro com o M3 Pro contra o notebook Microsoft Surface Laptop 7, o qual traz o mais novo processador ARM do mercado.

Publicidade

Foram testadas coisas como navegação na internet, produtividade e chamadas de vídeo em situações de igualdade entre os dois dispositivos. Os dois computadores começaram o teste com 100% de bateria, com o objetivo principal sendo mensurar qual deles consumia mais energia durante a execução das diferentes tarefas.

Após cerca de duas horas apenas navegando na internet (com ambos os computadores usando o Google Chrome), o MacBook Pro se deu bem melhor. Ele ainda estava com 84% de bateria, enquanto a do Surface já havia caído para 76% — uma queda de 16% contra 24%, respectivamente.

Após mais duas horas, dessa vez alternando entre tarefas no Microsoft Word e no Microsoft Excel, o computador da Microsoft perdeu menos bateria e quase igualou a diferença geral em relação ao MacBook. Nesse ponto, o computador com Windows estava com 54% de bateria (queda de 21%), enquanto o da Apple ostentava 59% (-25%).

Publicidade

No próximo teste, o qual envolveu uma chamada de 30 minutos no Zoom, os dois computadores tiveram um desempenho idêntico, caindo 6% cada. Com isso, o Snapdragon X Elite caiu para 49%, enquanto a porcentagem da bateria do MacBook Pro atingiu 53%.

O canal também testou como as baterias dos dois computadores se saem quando eles estão em stand by — ou seja, com a tampa fechada. Após nada menos que 16 horas, o MacBook voltou a obter vantagem sobre o concorrente. Com 51%, o computador da Apple perdeu a metade da bateria em relação ao computador com o chip da Snapdragon, o qual perdeu 4%, caindo para 45%.

Após reproduzir um filme de duas horas, no entanto, o Surface voltou a se dar melhor. Enquanto sua bateria caiu para 29% (uma queda de 16%), o MacBook perdeu 2 pontos percentuais a mais (18%), caindo para a marca de 33%. Esse teste deixou a diferença entre os dois computadores em apenas 4% — com o computador da Apple ainda à frente.

Hora da virada, mas nem tanto…

O último teste foi o de jogos, com os dois computadores executando o título Shadow of the Tomb Raider com as mesmas configurações. Foi o teste mais complexo para avaliar, visto que (surpreendentemente) o MacBook conseguiu executar o game o tempo todo com uma taxa de quadros por segundo de 2 a 3 vezes maior(!) que a do Surface.

Publicidade

Como destacou o PhoneBuff, isso significa (tecnicamente) que o computador da Apple estava trabalhando mais — o que, embora seja algo positivo em termos de gaming, certamente influenciou na queda significativamente maior (e mais rápida) de bateria do computador em relação ao Surface.

Após apenas 24 minutos de jogo, o MacBook Pro exibia a notificação de bateria fraca, com apenas 3% em relação aos 13% ainda ostentados pelo Surface; 9 minutos depois, o Mac finalmente “morreu”, enquanto o Surface ainda estava com 5% — ele desligou apenas 7 minutos depois do computador da Maçã.

Publicidade

O teste de jogos, portanto, foi o responsável por fazer com que o computador da Maçã “perdesse” em números brutos em relação à bateria. Porém, não se pode ignorar também a taxa de frames limitada do computador concorrente. Segundo o canal, caso ambos competissem em iguais condições (quadros por segundo), a bateria do MacBook teria durado 39 minutos a mais.

YouTube video

De qualquer forma, o canal elogiou o desempenho do Surface em termos de eficiência, já que ele conseguiu competir de maneira interessante contando com uma bateria de 54 watts-hora, em contraste aos 70Wh da do MacBook Pro.

No entanto, seria curioso saber como eles se comportariam ao executar softwares nativos dos seus respectivos sistemas, com embates como Safari vs. Microsoft Edge para navegação ou o FaceTime vs. Skype/Microsoft Teams para chamadas de vídeo.


Comprar MacBooks Pro de 14″ e 16″ de Apple Preço à vista: a partir de R$21.599,10
Preço parcelado: a partir de R$23.999,00 em até 12x
Cores: preto-espacial, cinza-espacial ou prateado
Chips: M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 10 núcleos), M3 Pro (CPU de 11 ou 12 núcleos; GPU de 14 ou 18 núcleos) ou M3 Max (CPU de 14 ou 16 núcleos; GPU de 30 ou 40 núcleos)
Memória: 8GB, 18GB, 36GB, 48GB, 64GB, 96GB ou 128GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Adaptador de energia: 70W, 96W ou 140W

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone 14 Plus (128GB) com desconto de 32%

Próx. Post

iPhone X, AirPods (1ª geração) e HomePod original se tornam vintage

Posts Relacionados