É, pessoal: parece que a farra dos serviços gratuitos é uma moda que perderá o apelo ao longo da nova década que se inicia.
Há alguns meses, o Google anunciou o fim do armazenamento ilimitado no Fotos, e agora foi a vez do LastPass de introduzir mudanças importantes no seu plano gratuito — que não será propriamente encerrado, mas tornar-se-á basicamente inútil para boa parte dos usuários.
Explico: a partir de março próximo, usuários do plano gratuito do LastPass só poderão usar o gerenciador de senhas em um tipo de dispositivo — isto é, ou em computadores ou em dispositivos móveis (o que inclui smartphones, tablets e relógios inteligentes).
Mais precisamente, no dia 16 de março, os usuários do plano gratuito terão o “tipo de dispositivo ativo” atribuído automaticamente com base no aparelho que você usa para fazer login no LastPass. Você poderá alterar essa escolha até três vezes para fazer a escolha mais apropriada para o seu uso; após a terceira mudança de chave, sua escolha ficará “fixada” e você não poderá mais fazer alterações — a não ser que faça o upgrade para o LastPass Premium, isto é.
Vale notar que, após escolher o tipo de dispositivo apropriado para o seu uso, você poderá continuar usando o LastPass em múltiplos aparelhos, contanto que eles estejam dentro daquele tipo — então será possível usar o gerenciador no seu computador pessoal e no do trabalho, por exemplo, ou no seu iPhone e iPad. Por outro lado, não será possível usar o serviço no Mac e no iPhone simultaneamente sem pagar.
A equipe do gerenciador nota que, mesmo com as futuras mudanças, todos os seus dados salvos continuarão sendo sincronizados normalmente; você não perderá nenhuma informação de login ou senha, nem será impedido de entrar na sua conta. De qualquer forma, as notícias são péssimas: o LastPass era, afinal de contas, um dos únicos gerenciadores de senhas multiplataforma com um plano gratuito minimamente funcional. Não mais.
Outra mudança importante para usuários do plano gratuito é que, a partir de 17 de maio próximo, apenas um “suporte básico” será oferecido, com acesso à central de suporte e à comunidade LastPass — apenas assinantes dos planos Premium e Familiar terão direito ao suporte pessoal via email.
Portanto… se você é usuário do LastPass (como este que vos escreve), talvez seja hora de começar a pesquisar outras opções. 🙁
via SlashGear