O melhor pedaço da Maçã.

Após 11 anos, Safari para Mac ganhará suporte a vídeos WebM

A novidade já está disponível na segunda versão beta do macOS Big Sur 11.3
PixieMe / Shutterstock.com
Safari

Se você não se lembra de já ter ouvido falar do WebM, é porque lá se vão quase 11 anos desde que o Google apresentou o codec de vídeos ao mundo. O formato, pensado para reproduzir vídeos na web de forma mais leve e com arquivos menores, foi rapidamente adotado pelo Chrome e outros navegadores, mas nunca pela Apple — até agora.

Publicidade

A novidade foi percebida por um usuário do Reddit: a partir da segunda versão beta do macOS Big Sur 11.3, o Safari já pode reproduzir vídeos WebM nativamente. Até então, ao se deparar com um vídeo do tipo, os usuários precisavam trocar de navegador ou fazer o download do conteúdo para assistir a ele em um reprodutor dedicado, como o VLC. Agora, não mais.

A razão para o atraso de dez anos no suporte nunca foi totalmente explicada. À época do lançamento do WebM, entretanto, Steve Jobs fez coro às críticas de um desenvolvedor em relação ao codec — talvez porque a Apple, como um todo, abraçou o H.264 como o padrão a ser adotado pelo Safari e pelo restante do ecossistema da empresa.

É bem verdade que, por mais que o suporte seja muito bem-vindo, a novidade não fará grande diferença para a maioria dos usuários. Afinal de contas, o WebM nunca atingiu grande popularidade e até hoje continua sendo mais utilizado em alguns tipos específicos de páginas da web, como fóruns — ainda assim, apenas esporadicamente.

Vale lembrar que o WebP, formato de imagens ligado ao WebM (e também desenvolvido pelo Google), passou a ser suportado pelo Safari no ano passado. O WebM, por sua vez, ainda não tem suporte no iOS.

via The 8-Bit

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

E já temos mais um conceito para o famigerado iPhone dobrável

Próx. Post

Apple estuda tecnologia para integrar o Face ID à tela

Posts Relacionados