O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Steve Jobs e Scott Forstall

Emails revelam bastidores do primeiro SDK para iPhone

Em meio ao imenso imbróglio entre Apple e Epic Games, diversos emails do mais alto escalão das empresas vieram à tona, tais como esse e esse. Ainda ontem, nós comentamos sobre mais uma série de mensagens que revelaram os antigos planos da Apple de lançar um “Mac tablet” e um “iPod Super nano”, por exemplo.

Publicidade

Pois agora, uma nova leva de emails foi divulgada pela conta @TechEmails, no Twitter. Ambos os emails são de conversas entre o falecido cofundador e ex-CEO da Maçã, Steve Jobs, e o ex chefão do iOS, Scott Forstall.

Lançamento do SDK para o iPhone

Os primeiros emails dizem respeito ao rascunho de uma carta — posteriormente publicado por Steve no site oficial da Apple. O tópico em questão: o lançamento do SDK1 para iPhones.

Feedback de Scott Forstall em um rascunho de carta de Steve Jobs sobre o SDK.
14 de outubro de 2007

Caso você não lembre, durante a WWDC de 2007, Steve Jobs contou aos desenvolvedores que a Apple havia criado uma “solução doce” para que fizessem seus próprios softwares para o iPhone: os famosos web apps. A comunidade não recebeu muito bem a notícia.

Publicidade

Em meio às polêmicas sobre a ausência de uma verdadeira solução de aplicativos nativos no iPhone, Jobs queria se posicionar quanto a isso. Assim, decidiu explicar aos programadores o porquê de desenvolver um SDK para os iPhones ser uma tarefa muito difícil, afirmando que tal solução demoraria alguns meses para chegar:

Levaremos até fevereiro para lançar um SDK porque estamos tentando fazer duas coisas diametralmente opostas ao mesmo tempo — fornecer uma plataforma avançada e aberta para os desenvolvedores enquanto, ao mesmo tempo, protegemos usuários de iPhones de vírus, malwares, ataques de privacidade, etc. Essa não é uma tarefa fácil.

Forstall, por sua vez, deu seu feedback:

Com uma tela sensível ao toque e sem botões emparelhados com as incríveis APIs, acreditamos ter criado a melhor plataforma móvel de todos os tempos para desenvolvedores. Mas acho que a maior parte dessa mensagem positiva está perdida nesta declaração. A carta parece bastante defensiva sobre por que não agora e por que vai demorar um pouco. Acho que uma introdução e uma conclusão mais positivos podem ajudar muito.

Mesmo que Jobs tenha prometido o primeiríssimo SDK para fevereiro de 2008, as ferramentas para desenvolvedores atrasaram e só foram lançadas em março, tal como especulado naquela época.

Alerta de desenvolvedor não confiável no iPhone

A segunda troca de emails diz respeito a um alerta que supostamente apareceria quando um usuário baixasse apps que não fossem distribuídos pela App Store.

Steve Jobs e Scott Forstall decidem sobre cópia de alerta
17 de maio de 2008

Dentre as mensagens, Forstall escreveu para Jobs:

Publicidade

Aqui estão duas opções para o primeiro alerta quando você executa um aplicativo não distribuído pela App Store: “O aplicativo ‘Monkey Ball’, do desenvolvedor ‘Sega’, não veio da App Store. Você quer abri-lo?” ou “Tem certeza de que deseja abrir o aplicativo ‘Monkey Ball’ do desenvolvedor ‘Sega’?”

Jobs deixou a decisão toda para Scott, que respondeu:

Destes dois, prefiro o segundo, mais simples. “Tem certeza de que deseja abrir o aplicativo ‘Monkey Ball’ do desenvolvedor ‘Sega’? Qual você prefere?


Como sabemos, a ideia de distribuir aplicativos fora da App Store não vingou. Inclusive, esse é um dos grandes impasses entre a Apple e a Epic. O julgamento terminou há alguns dias, mas uma decisão deverá levar meses para sair.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPhone 12 roxo

DXOMARK testa câmera frontal dos iPhones 12; desempenho é igual ao dos modelos Pro

Próximo Artigo
iOS 14

85% de todos os iPhones em uso já estão no iOS 14

Posts Relacionados