Entra ano, sai ano e o notch dos iPhones, introduzido em 2017, sempre é alvo de criticas de alguns usuários, mas tudo indica que a Apple está buscando formas de escondê-lo de seus smartphones enquanto não estiver sendo usado — pelo menos é o que diz uma patente recém-descoberta.
Intitulada “Dispositivos eletrônicos com janelas de exibição ajustáveis” (“Electronic devices with adjustable display windows”), a patente foi registrada no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (United States Patent and Trademark Office, ou USPTO) e detalha como uma parte da tela de um dispositivo poderia se mover para mostrar ou ocultar o entalhe dos iPhones.
Nos documentos, a Apple descreve um mecanismo localizado em uma região do display, por meio da qual a câmera e os outros componentes do sistema TrueDepth poderiam aparecer e desaparecer — quando essas peças não estiverem em uso, a tela se moverá de volta para ocultá-los.
Dessa forma, a patente descreve dois meios mecânicos através dos quais o recorte poderia se mover para criar uma espécie de janela para os itens. Um diz respeito a apenas um recorte feito em uma tela flexível ou em uma camada rígida que se moveria em torno de uma dobradiça. Apenas ele, então, seria dobrado afim de abrir espaço para exibir a região em questão. O outro refere-se a uma tela flexível que se move por meio de um atuador elétrico ajustável. Com ele, toda a tela seria deslizada para baixo e abriria a atual área do entalhe para mostrar seus componentes — esses movimentos, portanto, ocorreriam sob o vidro da tela.
A Apple menciona que o possível substituto do notch pode ter um revestimento para ajudar a refletir a luz para os componentes ópticos, e que também pode ser transparente à luz emitida pelos pixels do display quando a parte móvel da tela for fechada.
A patente explica, ainda, que a região da janela poderia usar um espelho em uma formação semelhante a um periscópio para ocultar os componentes ópticos — tal como alguns smartphones Android com câmeras dobráveis fazem.
Embora os registros não sejam uma confirmação exata dos planos da Maçã, eles demonstram que, pelo menos, a empresa está estudando diversas alternativas para melhorar ainda mais seus produtos.
Para os modelos de iPhones deste ano, o analista Ming-Chi Kuo aposta que o recorte será apenas reduzido em largura. Acredita-se que a empresa esteja estudando um novo layout para a câmera frontal (hole-punch) — resta saber se esse novo esquema (previsto para 2023) seria para os aparelhos que contam com o notch ou para algum outro modelo como o iPhone SE.
Alguém aí arrisca dizer qual será o futuro do polêmico “queixo”?
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via Patently Apple