O iOS 15 pode estar a caminho, mas quase um ano após o seu lançamento, o iOS 14 continua dando algumas dores de cabeça aos seus usuários. As reclamações mais recentes vêm de pessoas que usam um elementos específico do ecossistema da Apple: o CarPlay.
Alguns usuários têm relatado problemas em relação ao sistema veicular, como falhas na conexão ou na transmissão de áudio. Um dos relatos recentes apareceu nos fóruns de suporte da Apple: o consumidor explica que, desde que atualizou para uma das versões do iOS 14 (cerca de seis meses atrás), passou a ter problemas constantes com o uso do CarPlay.
Notavelmente, ao desplugar o iPhone do sistema, o iOS não reconhece a ação e o aparelho não reproduz sons por meio dos seus alto-falantes. Ao tentar conectar o iPhone novamente ao veículo, surge na tela do aparelho a mensagem “apenas um acessório pode ser utilizado de cada vez”, simbolizando que o vínculo anterior ainda está “ativo”.
Nos comentários do artigo do 9to5Mac falando sobre o problema, alguns usuários se pronunciaram afirmando sofrer com questões parecidas, e em uma publicação do Reddit de meses atrás, mais uma boa quantidade de pessoas disseram notar problemas semelhantes. Ou seja, a falha é antiga, e a Apple não fez nada para corrigi-la definitivamente até o momento.
Enquanto a resolução não vem, usuários sugeriram algumas medidas para arrefecer o problema — a começar pela velha dica de reiniciar o iPhone, claro. Outros, com aparelhos mais antigos, notaram que você pode pressionar o botão de liga/desliga até que surja a tela de desligamento do aparelho; em seguida, você pode soltar o botão e pressionar o botão de início até que apareça a tela pedindo a sua senha. Uma terceira sugestão é ligar e desligar a opção “Acessórios USB”, na área “Touch/Face ID e Senhas” dos Ajustes.
O fato é que ficamos no aguardo de alguma correção oficial por parte da Maçã — quem sabe já no iOS 15. Alguém aí está sofrendo desses problemas?