A Microsoft já derrubou as expectativas de quem esperava rodar o Windows 11 de forma oficial tanto em Macs com Intel quanto com Apple Silicon. Agora, com o seu lançamento previsto para daqui a um mês, parece que a Microsoft está realmente fechando o cerco.
A empresa confirmou ao The Register que rodar o Windows 11 em Macs com M1 “não é um cenário suportado para o sistema operacional” — mesmo que em máquinas virtuais, como o Parallels Desktop.
A utilização do Windows 11 em Macs com M1 tem sido possível nos últimos meses, mesmo que de forma não oficial. Entretanto, o The Register indica que atualizações recentes do sistema têm causado diversos erros de compatibilidade de hardware em VMs do Parallels.
Apesar de ter o lançamento previsto para 5 de outubro, diversos usuários indicam que a versão beta atual do Windows 11 ainda está repleta de bugs. Na semana passada, o The Register teve problemas ao rodar uma versão de testes do sistema em um Mac M1 utilizando uma máquina virtual pelo Parallels Desktop 17.
Ao entrar em contato tanto com a Parallels quanto com a Microsoft, a primeira foi rápida em ajudá-los e lançar uma correção para o problema. Já a Microsoft aproveitou a oportunidade para salientar que esse não é um cenário suportado de uso.
Apesar de não ter dito como resolveu o problema de compatibilidade, espera-se que o trabalho da Parallels se torne cada vez mais difícil, caso a Microsoft decida não permitir de jeito nenhum a instalação do Windows 11 em Macs.
Então, se você deseja usar o Windows 11 no macOS, lhe resta torcer para que pelo menos o Parallels continue permitindo essa instalação — mesmo que de forma nada oficial.
via Thurrott.com