O melhor pedaço da Maçã.

Novo iPad mini tem “efeito geleca” ao rolar a tela, relatam usuários [atualizado]

Não se sabe, ainda, se o problema é de hardware ou se pode ser corrigido com uma atualização de software
iPads mini segurados por mãos ao contrário

Junto aos novos iPhones, o iPad mini de sexta geração também chegou às mãos dos primeiros compradores na última sexta-feira. O problema é que, pelo visto, a primeira experiência de uso com o produto não tem sido das mais suaves para alguns usuários… literalmente.

Publicidade

Alguns donos dos novos iPads mini notaram um perceptível efeito de “jelly scrolling” (algo como um “efeito geleca”) ao rolar por determinados conteúdos — especialmente textos — na tela do tablet quando ele está em modo retrato (na vertical, portanto).

O “jelly scrolling”, para quem nunca ouviu falar do termo, é um defeito de distorção no qual a tela não é atualizada de forma completa, simultaneamente, durante um movimento ou animação — ao rolar uma página da web com texto, por exemplo, a porção direita da tela “sobe” um pouco antes da esquerda, dando o efeito “gelatinoso” à experiência. O problema é chato para qualquer pessoa que o perceba, mas alguns usuários podem ir além disso e, após algum tempo de uso, sofrer dores de cabeça e náuseas por conta do (d)efeito.

O jornalista Dieter Bohn, do The Verge, foi um dos primeiros a notar o problema e publicou um vídeo em câmera lenta no Twitter ilustrando o efeito. Segundo ele, a falha é quase imperceptível ao rolar a tela mais rapidamente, mas torna-se mais notável em alguns cenários; ao girar o iPad mini para o modo paisagem, o problema some por completo.

Nos fóruns do MacRumors, vários outros usuários do novo tablet relataram sofrer com problemas semelhantes, e o jornalista Tim Hardwick conseguiu observar o efeito em todos os iPads mini expostos numa loja da Apple no Reino Unido. Pelo visto, o problema afeta muitas (senão todas as) unidades do iPad mini, mas é sutil a ponto de ser percebido apenas por algumas pessoas — ainda assim, claro, é um problema considerável.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto, então não há como saber se a falha pode ser corrigida por uma atualização de software ou se estamos tratando de algo mais complicado, causado por um modelo específico de tela ou um controlador de LCD1Liquid crystal display, ou display de cristal líquido. — neste caso, o “jelly scrolling” seria uma consequência natural, embora indesejada, do próprio projeto do novo iPad mini.

Vamos, portanto, aguardar as cenas dos próximos capítulos — desmontes, análises e (possíveis) pronunciamentos oficiais. Algum early adopter por aí já notou o problema?

Atualização27/09/2021 às 18:12

Para aprofundar um pouco o assunto, o leaker Jon Prosser resolveu se pronunciar… para mostrar que, pelo visto, o problema (ou “comportamento”, nas palavras dele) é comum em telas LCD de 60Hz.

Publicidade

Seu iPad Air, por exemplo, apresenta o mesmo (d)efeito quando vemos seu funcionamento em câmera lenta:

Obviamente, ainda não há como saber se estamos lidando com um caso de viés confirmatório (isto é, uma pessoa aponta o problema e de repente todas as outras começam a enxergá-lo) ou se o novo iPad mini tem, de fato, uma tela com o “efeito geleca” mais pronunciado/perceptível. Para isso, teremos de aguardar até que o tablet chegue às mãos de mais pessoas e mais testes sejam feitos.


Comprar iPad mini de Apple Preço à vista: a partir de R$5.399,10
Preço parcelado: a partir de R$5.999,00 em até 12x
Cores: cinza-espacial, rosa, roxo ou estelar
Capacidades: 64GB ou 256GB
Conectividade: Wi-Fi ou Wi-Fi + Cellular

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Procon-SP notificará Apple e Samsung por venda casada [atualizado 2x]

Próx. Post

Navegação 3D do Mapas da Apple chegará a mais cidades

Posts Relacionados