O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

É possível usar a Siri para controlar… um videocassete?!

VHS
Shutterstock.com

Todo mundo sabe que o controle remoto foi uma das maiores invenções da humanidade. Com ele, ninguém precisou mais levantar do sofá para trocar de canal ou aumentar o volume dos dispositivos. Outro grande avanço — e bem mais recente — foi a chegada das assistentes virtuais, que precisam apenas da nossa voz para executar muitas funções.

Publicidade

Dá pra gente imaginar como a nossa vida poderia ter sido facilitada caso pudéssemos controlar um videocassete pela Siri, por exemplo? Bem, a boa notícia é que isso já é possível, embora esse “já” tenha chegado tarde demais — pelo menos quando se trata desse tipo de aparelho.

Para o YouTuber Niles Mitchell, do canal Will It Work?, no entanto, isso não é nenhum motivo para impedir a realização de um bom experimento: ele já fez coisas como conectar um iPhone a um disquete e também um experimento para lá de curioso com os EarPods.

Pois bem. Em um novo vídeo do canal, o YouTuber conseguiu controlar o reprodutor de vídeos legado com a ajuda de um Aqara Hub M2, o qual pode ser conectado a uma série de dispositivos que usam controles infravermelhos e controlá-los através de um smartphone com o app da Aqara instalado.

No aplicativo, é disposta uma lista de fabricantes, com a qual é possível criar um controle para algum dispositivo. Como o videocassete não faz parte desse rol de aparelhos padrão suportados, Mitchell teve que criar o seu manualmente, o que foi muito fácil. Ele só precisou selecionar alguma tecla do controle original do videocassete o apontando para o hub, que reconhece a função selecionada e a adiciona ao aplicativo.

Publicidade

Com isso, o YouTuber já poderia controlar o reprodutor de vídeos apenas com o seu celular, sem precisar do controle original do aparelho. Porém, o objetivo era utilizar apenas a Siri com comandos de voz, o que necessitou alguns passos adicionais. A solução encontrada foi o aplicativo Atalhos (Shortcuts), já que qualquer um deles pode ser acionado chamando a assistente virtual da Maçã.

Essa etapa também não foi nada trabalhosa, já que o app da Aqara permite adicionar os comandos no app da Maçã de maneira nativa — e foi isso que Mitchell fez. Após adicionado o atalho, foi só acioná-lo chamando a Siri através de um HomePod mini e a mágica estava concretizada.

Obviamente, ninguém deve comprar um Aqara Hub M2 para controlar um videocassete, mas o YouTuber deixou claro que o aparelhinho pode ser útil com outros aparelhos que fazem parte do nosso dia a dia e que ainda podem usar controles IR, como termostatos e ventiladores de teto.


Ícone do app Atalhos
Atalhos de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.2.2 (142.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Aqara Home
Aqara Home de Lumi United
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.4.5 (309.4 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Compras internas via Paddle

App Store: Paddle adia lançamento do seu próprio sistema de pagamento

Próximo Artigo
Splitter Critters

Apple Arcade ganha novo quebra-cabeças: Splitter Critters+

Posts Relacionados