O melhor pedaço da Maçã.

É possível usar a Siri para controlar… um videocassete?!

Shutterstock.com
VHS

Todo mundo sabe que o controle remoto foi uma das maiores invenções da humanidade. Com ele, ninguém precisou mais levantar do sofá para trocar de canal ou aumentar o volume dos dispositivos. Outro grande avanço — e bem mais recente — foi a chegada das assistentes virtuais, que precisam apenas da nossa voz para executar muitas funções.

Publicidade

Dá pra gente imaginar como a nossa vida poderia ter sido facilitada caso pudéssemos controlar um videocassete pela Siri, por exemplo? Bem, a boa notícia é que isso já é possível, embora esse “já” tenha chegado tarde demais — pelo menos quando se trata desse tipo de aparelho.

Para o YouTuber Niles Mitchell, do canal Will It Work?, no entanto, isso não é nenhum motivo para impedir a realização de um bom experimento: ele já fez coisas como conectar um iPhone a um disquete e também um experimento para lá de curioso com os EarPods.

Pois bem. Em um novo vídeo do canal, o YouTuber conseguiu controlar o reprodutor de vídeos legado com a ajuda de um Aqara Hub M2, o qual pode ser conectado a uma série de dispositivos que usam controles infravermelhos e controlá-los através de um smartphone com o app da Aqara instalado.

YouTube video

No aplicativo, é disposta uma lista de fabricantes, com a qual é possível criar um controle para algum dispositivo. Como o videocassete não faz parte desse rol de aparelhos padrão suportados, Mitchell teve que criar o seu manualmente, o que foi muito fácil. Ele só precisou selecionar alguma tecla do controle original do videocassete o apontando para o hub, que reconhece a função selecionada e a adiciona ao aplicativo.

Publicidade

Com isso, o YouTuber já poderia controlar o reprodutor de vídeos apenas com o seu celular, sem precisar do controle original do aparelho. Porém, o objetivo era utilizar apenas a Siri com comandos de voz, o que necessitou alguns passos adicionais. A solução encontrada foi o aplicativo Atalhos (Shortcuts), já que qualquer um deles pode ser acionado chamando a assistente virtual da Maçã.

Essa etapa também não foi nada trabalhosa, já que o app da Aqara permite adicionar os comandos no app da Maçã de maneira nativa — e foi isso que Mitchell fez. Após adicionado o atalho, foi só acioná-lo chamando a Siri através de um HomePod mini e a mágica estava concretizada.

Obviamente, ninguém deve comprar um Aqara Hub M2 para controlar um videocassete, mas o YouTuber deixou claro que o aparelhinho pode ser útil com outros aparelhos que fazem parte do nosso dia a dia e que ainda podem usar controles IR, como termostatos e ventiladores de teto.


Ícone do app Atalhos
Atalhos de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.2.2 (142.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Aqara Home
Aqara Home de Shenzhen Aqara Software Service Co., Ltd.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 4.1.8 (374.3 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Store: Paddle adia lançamento do seu próprio sistema de pagamento

Próx. Post

Apple Arcade ganha novo quebra-cabeças: Splitter Critters+

Posts Relacionados