O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor denuncia novos casos de plágio na App Store

Embora sejam sumariamente proibidas pelas diretrizes da App Store, cópias idênticas e possivelmente fraudulentas de aplicativos legítimos são frequentemente encontradas por desenvolvedores e usuários na loja de apps da Maçã, expondo as falhas do sistema de revisão da plataforma.

Publicidade

Desta vez, o desenvolvedor a fazer uma denúncia de plágio foi Kevin Archer, criador do aplicativo de verificação de dois fatores Authenticator by 2Stable, disponível para iOS, iPadOS, macOS e watchOS.

Em seu Twitter, Archer expôs não só um, mas duas cópias idênticas do seu aplicativo com assinaturas semanais bastante suspeitas. Segundo o desenvolvedor, ambas utilizam exatamente os mesmos textos e artes de seu serviço, incluindo, ainda, referências a recursos do seu app que as tais cópias nem mesmo possuem suporte — como a integração com o Apple Watch, por exemplo.

O primeiro clone foi encontrado por Archer há uma semana, enquanto ele fazia uma busca na App Store pelas palavras-chave que levam ao seu aplicativo. Intitulada “Authenticator – App”, a cópia não só oferece uma inscrição um tanto salgada (e suspeita) de US$4/semana, como também quebra as diretrizes da loja de aplicativos da Apple ao pedir que o usuário avalie o app já em sua tela de configuração inicial.

Publicidade

O segundo clone foi identificado por Archer apenas um dia depois, e é idêntico ao primeiro, com apenas algumas diferenças nas cores e no ícone utilizado pelo aplicativo. Essa versão também conta com o mesmo sistema de assinaturas semanais que, como explicado por Archer, é bastante comum entre apps fraudulentos.

Em outra publicação, o desenvolvedor comentou sua frustração com o sistema de revisão da App Store que, segundo ele, costuma rejeitar aplicativos legítimos por “coisas bobas” ao mesmo tempo em que deixa passar clones completos de outros serviços.

Outro caso recente de plágio na App Store envolveu o famoso jogo de adivinhação de palavras Wordle, que viu a loja de aplicativos da Apple ser inundada com cópias homônimas poucos dias após viralizar. Apesar de ser originalmente gratuito, muitas das cópias lançadas tinham sistemas de assinatura muito semelhantes aos dos clones do Authenticator by 2Stable.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple abre vagas e dobrará número de lojas na Coreia do Sul

Próx. Post

Novo app ajuda alunos a organizar sua rotina de estudos

Posts Relacionados