O melhor pedaço da Maçã.

Grupo francês recorre a Tim Cook para evitar suposta novidade do Safari 18 [atualizado]

Primakov / Shutterstock.com
Ícone do Safari em iPhone (close-up)

Após a reação de veículos midiáticos ingleses, anunciantes e editores na França enviaram ao CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, uma carta solicitando que a companhia não implemente um possível recurso no Safari que possibilitará remover seções de páginas da web nos próximos sistemas de iPhones, iPads e Macs.

Publicidade

Naturalmente, a função — que poderá se chamar “Web Eraser” (algo como “Removedor da Web”) — nem sequer foi anunciada, mas a possibilidade que ela seja lançada já preocupa um grupo de entidades comerciais francesas, conforme informações do Business Insider.

O grupo, que inclui companhias como GESTE, o sindicato das agências de internet (SRI) e a entidade comercial de marketing digital Alliance Digitale, afirma que o recurso colocaria em risco as vendas de anúncios “em um período já conturbado”.

Além do prazo extremamente curto e da falta de informações detalhadas e verificadas sobre esse novo recurso, ele levanta inúmeras questões, particularmente relativas às responsabilidades legais e editoriais às quais a Apple ainda não respondeu.

Eles apontam, ainda, que o recurso tem o potencial de ameaçar 100 mil empregos que dependem de publicidade online na França, bem como possíveis implicações para os consumidores e usuários.

Publicidade
[O recurso] restringiria o acesso dos cidadãos a informações gratuitas, diversas e de qualidade, com consequências significativas para o pluralismo, a acessibilidade ao conteúdo e a vitalidade democrática. O grupo estima que o Safari tenha cerca de 25% do todo o mercado de navegadores na França, e com dispositivos móveis é quase 90%.

A Apple, é claro, não se manifestou sobre a carta do grupo francês, por ora. Fato é que somente na WWDC24, a qual ocorrerá daqui a menos de duas semanas, saberemos se esse recurso realmente estará disponível nos próximos sistemas da companhia.

via AppleInsider

Atualização, por Bruno Cardoso22/10/2024 às 10:07

Os mesmos veículos e anunciantes que entraram em contato com a Apple em maio voltaram a pedir para que a empresa descontinue o Controle de Distrações (Distraction Control) — que é como a “Web Eraser” acabou sendo chamada, no final das contas.

Publicidade

Segundo informações do Business Insider, a nova carta enviada por esse grupo é bastante parecida com a primeira, mas diz agora que seus integrantes estão “considerando ativamente todos os recursos legais disponíveis”. O grupo também teria entregado-a para a União Europeia, que tem travado uma série de disputas regulatórias com a Apple recentemente.

O Controle de Distrações, vale notar, não funciona como um bloqueador de anúncios, uma vez que, mesmo que o usuário o use para se livrar de alguma propaganda, ela provavelmente voltará a aparecer assim que ele recarregar a página. Além disso, é preciso selecionar manualmente cada item a ser removido.

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple usará espécie de “caixa preta” para proteger dados de IA dos usuários, diz site

Próx. Post

Apple disponibiliza Tap to Pay para comerciantes na Itália

Posts relacionados